quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Editorial: As voltas dadas à Volta

Meu querido mês de Agosto, por ti passo o ano inteiro a sonhar. 

Agosto é sinónimo de Volta a Portugal e dezasseis artigos depois chegou ao fim a cobertura da 73.ª Volta a Portugal em Bicicleta. A prova rainha do ciclismo nacional voltou a ter um vencedor português (Ricardo Mestre), numa equipa que tem um vianense em lugar de destaque. Benjamim Carvalho é o responsável pelos treinos da formação algarvia e das muitas vitórias que o Tavira tem acumulado nos últimos anos. Ao DEV interessou nesta edição a prestação de dois ciclistas da Barbot-Efapel, Rui Sousa (natural de Barroselas) e César Fonte (natural de Vila Franca). Sousa envergou o dorsal número 11, sendo o chefe de fila e a aposta da equipa para a vitória final. Por sua vez, César com o dorsal 18 veio para ajudar o amigo na ambicionada conquista. Todavia, Rui Sousa não conseguiu o primeiro lugar, contentando-se com o terceiro posto, um resultado bastante bom face às exigências da prova.

No acompanhamento da Volta deste ano foi essencial a colaboração de Rui Lavarinhas. Já retirado das estradas (mas ainda a competir em XCO, sagrando-se campeão nacional em julho), Lavarinhas diariamente disse de sua justiça sobre a etapa que tinha terminado, comentou a prestação dos dois atletas vianenses e anteviu a etapa seguinte. Raramente se enganou no desfecho da etapa do dia seguinte e o seu contributo foi um motivo de orgulho para nós! Aproveito para agradecer, novamente, a sua colaboração.

O DEV esteve presente na partida da terceira etapa, em Viana do Castelo, e ouviu do presidente da Câmara, José Maria Costa, e do diretor da prova, Joaquim Gomes, a forte possibilidade da cidade voltar a receber uma chegada de uma etapa. Os amantes do ciclismo (que estiveram em peso no Campo da Agonia) e do desporto vianense congratulam-se com essa intenção, desejando que se concretize em breve a intenção.

Concluída esta etapa (que pode ser recordada em: antevisão, prólogo, etapa 1, etapa 2, antevisão da partida de Viana do Casteloetapa 3, prometida chegada a Viana, etapa 4, etapa 5, dia de descanso, etapa 6, etapa 7, etapa 8, etapa 9, etapa 10) resta-nos voltar atenções para as que começam os seus preparativos para uma nova época. Juventude de Viana, Afifense, VCV e demais formações voltam a entrar, com maior regularidade no nosso dia a dia. Que a preparação da nova época decorra sem incidentes, permitindo que o próximo ano corra muito melhor a todas as formações vianenses, nas várias modalidades. 


Boa semana desportiva
José Domingos Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.