A última etapa da 73.ª Volta a Portugal em Bicicleta adivinhava algumas fugas inglórias, uma chegada ao sprint e a consagração do Camisola Amarela. E, porque o ciclismo é um desporto previsível dentro da sua imprevisibilidade, quem antecipou este desfecho não se enganou.
Após cinco passagens pela meta, em plena Avenida da Liberdade, em Lisboa, Rui Sousa tomou as rédeas do pelotão e lançou para o sprint Sérgio Ribeiro, seu colega de equipa. Contudo, à espreita estava Francesco Gavazzi (Lampre), que velozmente cruzou a meta em primeiro lugar.
Foto: Carlos Rocha |
Rui Sousa conquistou um lugar no pódio da Volta a Portugal. Vestido de Bronze, o ciclista de Barroselas confessou que “a Tavira Prio foi excecional e foi praticamente impossível vencê-la”. Apesar de já ser considerado veterano na modalidade, Rui Sousa esclareceu que continua “a sair de casa com motivação para treinar e para vencer”. Já a pensar na 74.ª Volta a Portugal, o corredor barroselense garantiu ainda que conta “estar na Volta mais dois ou três anos”.
César Fonte (Barbot-Efapel) terminou a Volta a Portugal na 25.ª posição, a 27 minutos e 2 segundos do líder.
Após 1 627 quilómetros terminou a Volta a Portugal. Várias cidades acolheram as pedaladas dos melhores corredores nacionais e internacionais e, com grande ânimo, aplaudiram a prova rainha do Ciclismo em Portugal. A caravana da Volta vai agora descansar. Para o ano há mais.
Filme da 10.ª Etapa (Sintra - Lisboa)
Destaque: O DEV não poderia deixar de destacar o trabalho dos ciclistas vianenses. Sem nunca desistirem, Rui Sousa e César Fonte percorreram muitos quilómetros, enfrentaram inúmeras dificuldades e lutaram contra várias barreiras físicas e psicológicas. É de louvar o esforço e o amor ao ciclismo que motivam os corredores de Viana do Castelo e apaixonam as gentes da Princesa do Lima.
Insólito: Ricardo Mestre, vencedor da Volta a Portugal, abriu uma garrafa de champanhe em plena corrida e festejou com os seus colegas de equipa a vitória, ainda antes de cruzar a última meta da 73.ª Volta a Portugal.
Fabíola Maciel
com José Domingos Ribeiro e Pedro Borlido
Sem comentários:
Enviar um comentário
O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.