segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Volta a Portugal: Sem perder tempo Rui Sousa conserva a 9.ª posição

De Lamego a Gouveia, um percurso de 182,3 quilómetros, a caravana da 73.ª Volta a Portugal em Bicicleta completou esta segunda feira a 4.ª etapa em linha da prova. Perante um trajeto igualmente duro, embora mais plano do que o normal, constituído por duas contagens de Montanha de 3.ª Categoria, os ciclistas tiveram ainda que “despistar” o forte calor que se fez sentir.

Mais do que permanecer em 9.º, Rui Sousa não perdeu tempo
Sem perder tempo para o líder, Rui Sousa (Barbot-Efapel), corredor natural de Barroselas, cruzou a linha da meta na 13.ª posição, conservando assim o nono posto da classificação geral, a 52 segundos do camisola amarela, Hernâni Broco (LA Antarte). Sempre protegido no seio de uma equipa da qual faz parte o também vianense César Fonte, natural de Vila Franca, Sousa protagonizou, já nos quilómetros finais, uma prematura tentativa de fuga, prontamente anulada pelo pelotão.

Contudo, ao contrário de dias anteriores, a Barbot-Efapel, equipa onde Rui Sousa surge como chefe de fila e principal atleta a vencer a competição, teve hoje um papel menos ativo na frente do pelotão. Ainda assim, a longa fuga protagonizada por dez corredores viria, uma vez mais, a ser anulada, com o triunfo final a ser discutido ao sprint. José Vicente Toribio (Andalucia - Caja Granada) festejou na chegada a Gouveia.

Já na fase terminal da etapa, César Fonte foi novamente chamado a dar o seu contributo à equipa, liderando um último esforço da Barbot-Efapel para devolver a camisola amarela a Sérgio Ribeiro. 31.º a cruzar a meta, Fonte mantém a 24.ª posição, embora mais penalizado, a 4min e 25seg da liderança.

Apesar de bem fisicamente, César Fonte terminou a etapa "esgotado"
Na sua página pessoal no Facebook, César Fonte deu conta das principais dificuldades da etapa, num "dia que se tornou muito duro pelo calor e pela velocidade imposta pelos ciclistas". Relativamente ao seu desempenho, o corredor manifestou não ser uma tirada favorável às suas características: "Tentei entrar na fuga do dia, mas hoje não era o meu dia. Saltei muito desde do início, mas estava complicado de se dar a fuga. Acabei por chegar ao fim da etapa muito esgotado", concluiu.


Terça feira, decorre a 5.ª etapa, um percurso de 150,3 quilómetros entre Oliveira do Hospital e Viseu.




Filme da 4.ª Etapa (Lamego - Gouveia)

Fuga: Num dia em que o calor marcou presença, um grupo de dez ciclistas tentou a sua sorte. Contudo, como tem sido hábito, fruto do bom trabalho realizado no pelotão, onde se destaca a Barbot-Efapel, equipa de Rui Sousa e César Fonte, a chegada a Gouveia foi discutida ao sprint, com o pelotão a cruzar a linha de meta imediatamente depois.

Destaque: Em primeiro plano, com a intenção implícita de o reforçar, referir a boa condição física e prestação de César Fonte na prova. No final da etapa, o corredor de Vila Franca assumiu as rédeas do pelotão, em mais uma demonstração de força. De realçar ainda a tentativa de fuga de Rui Sousa, que segue assim em busca de um objetivo onde em muito depende de si e de uma equipa presente para o que der e vier.

Insólito: Por se encontrar condicionado, Hugo Sabido (LA Antarte), primeiro camisola amarela desta edição, foi esta segunda feira obrigado a desistir, devido a uma virose.

Diário Lavarinhas
“Foi uma etapa difícil de controlar pela equipa do camisola amarela (LA Antarte). O pelotão arriscou um pouco com a fuga, dado tratarem-se de ciclistas com grande valor. Depois, juntaram-se várias equipas na perseguição, algumas estrangeiras, sendo que a fuga não iria ser difícil de anular. Houve um grande trabalho do Baltazar (Barbot-Efapel). Pessoalmente não conheço, mas está a surpreender-me. O Rui Sousa tentou no final encurtar distâncias para que o Sérgio Ribeiro pudesse discutir a etapa, mas não foi possível. Ainda bem que o César Fonte não foi na fuga, para assim recuperar energias. Para amanha prevê-se uma chegada ao sprint”.
[O Desporto em Viana agradece a Rui Lavarinhas a colaboração]

Aceda ao filme da 4.ª etapa AQUI

Pedro Borlido
com Fabíola Maciel e José Domingos Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.