sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Volta a Portugal: Rui Sousa e César Fonte premiados pelo trabalho de equipa

Vitória de Sérgio Ribeiro (Barbot-Efapel) ao "sprint"!
Ao sprint! Assim terminou a 1.ª etapa em linha da 73.ª Volta a Portugal em Bicicleta, num percurso de 187,7 kms entre a Trofa e Oliveira do Bairro. Em destaque pelo coletivo, fruto do trabalho de equipa desenvolvido pela Barbot-Efapel, Rui Sousa e César Fonte estiveram em bom plano, sempre bem “vivos” e ativos na dianteira do pelotão, contribuindo para a vitória do colega Sérgio Ribeiro.

O dia foi sem dúvida positivo para os ciclistas vianenses. Depois de, no prólogo de ontem [quinta feira], terem perdido mais de três minutos para o homem da frente, Hugo Sabido, esta tarde encurtaram, e de que maneira, a distância para o primeiro colocado. O novo camisola amarela concluiu o trajeto em 4h 35min e 06seg, o mesmo tempo efetuado por Rui Sousa e César Fonte, respetivamente, 28.º e 52.º a ultrapassar a linha de meta. Finalizada a 1.ª etapa, Rui Sousa ocupa a 47.ª posição, a apenas 15seg da amarela, enquanto César Fonte é 91.º,  a 29seg de Sérgio Ribeiro.

Na sua página pessoal no Facebook, César Fonte manifestou que "não podia correr melhor o dia de hoje para a Barbot Efapel", destacando igualmente o "grande trabalho de toda equipa em prol do objetivo do dia", ou seja, "tentar ganhar a etapa com Sergio Ribeiro".

Com a lição bem estudada, a Barbot-Efapel obteve nota máxima na escolha da estratégia a pôr em prática. No final da tirada, em declarações à RTP, Sérgio Ribeiro, feliz por vestir a camisola amarela, agradeceu o trabalho desenvolvido pelos colegas de equipa, esforço que lhe possibilitou alcançar o triunfo: "Tenho uma equipa excelente. Controlámos a etapa quase de princípio ao fim e a vitória é um troféu justo para a equipa. A etapa estava bem estudada, a equipa sabia o que havia de fazer", salientou.

Unidos e empenhados por um compromisso em comum, uma vez mais, os colegas de equipa de Rui Sousa, pela voz de Sérgio Ribeiro, mostraram-se totalmente disponíveis para ajudar o ciclista de Barroselas a atingir o almejado, e assumido, objetivo de lutar até final pela vitória na Volta.

Para o dia de amanhã [sábado], a 2.ª etapa ligará Oliveira de Azeméis a Santo Tirso, num percurso de 182,2 kms marcado por uma chegada em montanha (N.ª Sra. Assunção).
Foto: Carlos Rocha
Questionado pela RTP, Rui Sousa mostrou-se optimista para a tirada deste sábado, que considera não ser "decisiva", embora "importante para o desenrolar da Volta".

Por sua vez, na antevisão da 2.ª etapa, um percurso com seis prémios de montanha, César Fonte, natural de Vila Franca, partilhou via Facebook que "tudo indica que vai ser feita a primeira seleção de candidatos a vencer a Volta a Portugal". 




Filme da 1.ª Etapa (Trofa - Oliveira do Bairro)

Fuga: No “apanhado” geral da 1.ª etapa, três fugitvos, que chegaram a ter um avanço de pouco mais de dez minutos em relação ao pelotão, protagonizaram a fuga do dia, que viria a ser anulada a cerca de seis quilómetros da bandeira de xadrez.

Destaque: Nota de Excelente para o trabalho de equipa desenvolvido pelos ciclistas da Barbot-Efapel, cuja gratificação maior foi a vitória na etapa de Sérgio Ribeiro.

Insólito: Samuel Caldeira, que até estava nos dez primeiros classificados, foi apanhado de surpresa por um pino de sinalização, “rasteira” que lhe viria a custar um atraso considerável (pouco menos de 14 min) em relação ao pelotão.

Diário Lavarinhas
"Não há muito a dizer. Foi uma etapa normal onde se previa a chegada ao sprint. O pelotão controlou a fuga, tendo a Barbot-Efapel assumido a perseguição. Foi uma vitória justa por parte de uma equipa que, apesar de não ter a camisola amarela, assumiu a perseguição para se discutir a chegada ao sprint. Não era uma etapa propícia ao Rui, já o César ajudou a preparar o sprint. Para amanhã [sábado], a Barbot-Efapel vai controlar a etapa, porque está de amarelo. No ano passado, o Sérgio venceu na chegada a Santo Tirso, por isso ele e o Rui devem estar nos primeiros lugares, e a amarela não deve mudar de dono."

[O Desporto em Viana agradece a Rui Lavarinhas a colaboração]

Pedro Borlido
com Fabíola Maciel e José Domingos Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.