Está a chegar a maior festa do ciclismo português. Um pouco por todo o país, várias localidades vão receber as pedaladas das melhores equipas nacionais e internacionais. Viana do Castelo acolhe, pela primeira vez, a partida para a mítica etapa da Senhora da Graça.
A 73.ª Volta a Portugal vai contar com a participação de dois vianenses. Rui Sousa, já habituado a esta prova, e César Fonte, que participou apenas na edição do ano passado. O destino ditou que ambos integrem a mesma formação, a Barbot-Efapel, e, consequentemente, tenham um objetivo comum bem definido. Como líder de equipa, Rui Sousa vai “lutar pela vitória até ao fim, mesmo sabendo que é difícil”. Bastante motivado, o ciclista de Barroselas assegurou ao DEV que “sempre que tiver oportunidade” pretende atacar. “Não vou hesitar”, garante. Por sua vez, César Fonte, natural de Vila Franca, confirmou que está “100% disponível” para ajudar o conterrâneo a vencer a Volta.
É desde a Princesa do Lima que se vai fazer a contagem decrescente de quilómetros da 3.ª etapa, que termina após 151 quilómetros na Senhora da Graça. Rui Sousa admite ser “uma honra partir ou chegar da terra onde nasci”. Já César Fonte confessou ao DEV que “é bom ter a família e os amigos na partida e, além disso, também é uma vantagem conhecer muito bem as estradas que se vão percorrer”.
Este ano, a Volta percorre mais quilómetros e o grau de dificuldade é mais elevado. O ciclista de Vila Franca afirma que “a volta é mais dura e favorece os trepadores”. Rui Sousa classifica a etapa da Serra da Estrela como a que determinará os vencedores.
Como em todas as competições, existem favoritos, mas apenas o tempo e os quilómetros percorridos dirão quem será o vencedor da prova rainha do ciclismo português. Independentemente do que acontecer, Viana do Castelo deixa a sua pegada na história da 73.ª Volta a Portugal.
Fabíola Maciel
Sem comentários:
Enviar um comentário
O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.