quinta-feira, 14 de julho de 2011

Opinião: Alerta bruxismo!

Desta vez venho fazer um alerta a um problema que a cada dia que passa tem vindo a aumentar a sua incidência – O Bruxismo! 

A maior parte das pessoas pensa ser uma brincadeira do dentista ou médico que a diagnostica, e é desde logo importante referir que nada tem a ver com bruxarias nem feitiços. O conceito de bruxismo é complexo, mas resume-se a um hábito parafuncional de ranger os dentes. Provoca maior desgaste nos dentes anteriores. Pode ser diurno ou nocturno, sendo este último mais frequente, ou seja, é muitas vezes um acto inconsciente o que pode levar a diagnósticos tardios e danos irreparáveis. Daí o alerta! 

Existem vários factores que estão na sua origem, destacando-se claramente o Stress que cada vez mais está presente na vida das pessoas. Atinge todas as faixas etárias (+adultos). Atrevo-me a dizer que é um problema que afecta 90% da população em geral. Envolve movimentos rítmicos semelhantes ao da mastigação, com longos períodos de contracção dos músculos mandibulares. Esses movimentos, contracções, podem superar os realizados durante o esforço consciente, sendo a causa da dor muscular e fadiga. 

O bruxismo expressa-se por uma infinidade de sinais, dos quais: 
- Dores de ouvido, zumbidos, vertigens; 
- Dores de cabeça (principalmente na zona frontal – em cima dos olhos) 
- Desgaste dentário (irreversível) 
- Sensibilidade dentária 
- Dores musculares na face 
- Dores de dentes 
-“Desconforto atrás dos olhos” 
- Acordar cansado, …

Articulação Temporomandibular (ATM)
Placa intraoclusal
Desgaste dentário
Atenção: O bruxismo pode ou não estar directamente ligado à dor disfuncional muscular da articulação temporomandibular (ATM). 

Infelizmente não há um método de tratamento definitivo. A conjugação de fisioterapia com reeducação da articulação e métodos de relaxamento juntamente com placas introclusais nocturnas podem ser alguns métodos eficazes. Essas placas reduzem a actividade dos músculos durante a noite e protegem os dentes dos desgastes. 

Em que medida afecta os atletas? 

Tem também grande interferência nos atletas. Estudos recentes demonstram que atletas de alta competição apresentam níveis de bruxismo muito elevados. Pela tensão e ansiedade das próprias competições e pela hipertonicidade muscular. No entanto, outros estudos mostram que atletas que cerram os dentes durante as competições apresentam melhor desempenho, o que mostra a importância destes músculos para a acumulação de força e menor desempenho aquando do uso das placas introclusais. Treinos acompanhados de sessões de relaxamento diminuem essa taxa e consequente eficácia desportiva e menores danos físicos e psicológicos. Haveria muito mais a dizer e a aprofundar sobre este assunto como formas de prevenir, de reeducar e de atenuar! Queria aqui passar o alerta para este problema que muitas vezes é posto de lado por muitos profissionais menos atentos. Já não é a primeira vez que um dente é arrancado por causar dor e após a sua extracção a dor continua. É preciso estar atento, esta dor de dentes teve de certeza origem num ponto de gatilho do músculo masseter (músculo da face).

Lígia Rio
Fisioterapeuta

3 comentários:

  1. Bastante interessante esta publicação, até porque é um tema que passa despercebido à maior parte da população, não sabia que o nome dado a este problema era bruxismo. Sendo que já me foi diagnosticado pela dentista embora sem apelidar o problema. Continuação de bom trabalho ;)

    ResponderEliminar
  2. É verdade que passa despercebido ou é ignorado! e tem sido a causa de bastantes problemas e preocupação para os utentes. Para alem de bruxismo pode ser: Trismo, sindrome de ranger os dentes, contracção involuntária dos musculos, etc... é um termo mais simples mas que tem sido evitado por ser associado a bruxas e feitiços! o que nada tem a ver. Quando diagnosticado pode ser facilmente atenuado e reeducado no sentido de melhorar a qualidade de vida. Os atletas são um grupo alvo, ha muito trabalho a fazer com eles para melhorar a performance, descanso, e diminuir prevalencia de lesoes. Obrigada pelo comentario. LRio

    ResponderEliminar

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.