quarta-feira, 13 de julho de 2011

Futsal: Soutelense foi rainha e senhora da bola

Foi um ano excelente a todos os níveis, aquele que o Soutelense viveu na temporada 2010/2011. Com Campeonato, taça e supertaça as raparigas de Freixieiro de Soutelo colecionaram títulos e o respeito das adversárias. Após um ano conquistador como este o esforço das restantes equipas na próxima época terá de ser maior, para quebrar a hegemonia azul. 

Começando pelo campeonato, este só encontrou o vencedor numa inédita finalíssima. Soutelense e Castanheira terminaram a fase regular empatadas em pontos (43 pontos) e o regulamento ditou um jogo extra para determinar o campeão. Na finalíssima as atletas de Rui Silva foram mais fortes e, já no prolongamento, conseguiram a vantagem que fez saltar de alegria adeptos, simpatizantes e jogadoras do emblema de Freixieiro de Soutelo. A passagem de testemunho jogou-se no Municipal de Arcos de Valdevez e terminou em 2-1. O pódio encerrou com o Santa Luzia, a nove pontos do duo líder. As vianenses tiveram também o melhor ataque da prova (104 golos marcados). Já a melhor defesa foi a do Castanheira, com apenas 17 tentos sofridos. A maior goleada também foi do Castanheira; aplicou 21-0 ao Cerveira Futsal. 

Já na taça, nas meias finais todos esperavam que a final voltasse a colocar frente a frente Soutelense e Castanheira. Contudo, o Santa Luzia não foi em cantigas e derrotou as courenses. Todavia, na final as auri negras não tiveram argumentos para as campeãs, que ao golearem por 5-0 conseguiram a dobradinha, e assim arrancar com mais moral para a Taça Nacional Feminina. 

A participação no nacional não correu da melhor forma. Apesar de ter evitado o último posto, as vianenses podiam e deviam ter feito melhor, principalmente frente às transmontanas de Bragança. A atenuar a goleada de 10-0 frente ao Vermoim está a conquista do cetro nacional pelas famalicenses. 

A encerrar a época feminina disputou-se a segunda edição da supertaça. O Soutelense voltou a conquistar o troféu, derrotando uma equipa do Santa Luzia claramente sem ritmo de jogo, mas que ainda conseguiu provocar três mossas na baliza do Soutelense.

José Domingos Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.