quinta-feira, 19 de maio de 2011

Opinião: Incidência de Lesões em atletas de Futsal

O futsal é uma modalidade cada vez mais praticada. Apesar da técnica, táctica e habilidades individuais serem fundamentais, tem-se valorizado o aperfeiçoamento físico do atleta e daí a maior propensão a sofrerem lesão. Cabe à fisioterapia o restabelecimento da lesão, no menor tempo possível, para mais cedo por o atleta a jogar, embora se deva actuar principalmente na prevenção e, desta forma, potencializar as funções atléticas do jogador. 

Apesar de ocasionarem traumas no sistema musculoesquelético, quando são tomadas precauções necessárias, como por exemplo treino adequado, repouso para recuperação, entre outros, essas lesões podem ser minimizadas. O futsal exige dos jogadores força, flexibilidade e capacidade de suportar alta intensidade sem queda de rendimento como aparecimento de fadiga. Em consequência, a harmonia entre força, velocidade, flexibilidade, resistência muscular e geral, a par de uma composição corporal adequada, leva o atleta a um alto e melhor rendimento desportivo, além de prevenir lesões. Estas podem ser devidas a factores intrínsecos e extrínsecos. Os primeiros prendem-se maioritariamente ao desporto em si como mudanças de direcção, saltos… e os extrínsecos como calçado, condições do pavilhão, treinos, motivação, quantidade de jogos, etc… 

Têm maior incidência nos membros inferiores, sem contacto físico e do tipo muscular. Maioritariamente provocadas por métodos inadequados de treino, por alterações estruturais e pela fraqueza muscular, tendinosa e ligamentar. 

Para ser mais fácil visualizar, em forma de gráfico apresentarei os dados referentes a uma equipa de 21 atletas com idades compreendidas entre os 18 e 26 anos, com uma percentagem maior de jovens entre 18-22 anos. É um dos factores que levam à ocorrência de lesões, porque os jogadores mais jovens, menos habilidosos, envolvem-se em contusões, entorses ou distensões ao não posicionarem o corpo correctamente para absorver a força ou executar determinadas tarefas. A maioria das lesões ocorre por colisões durante o jogo ou treino, aquando do pontapé na bola, por excesso de actividade e/ou por lesões recidivantes (repetidas). 

Importante salientar as condições do pavilhão desportivo que pode levar a ocorrência de lesões e muitas vezes graves! 

A alta incidência de lesões nos membros inferiores deve-se por maior dinâmica das movimentações que o jogo exige, em especial nos tornozelos. 



O retorno à actividade deve ser gradual e devem cumprir-se critérios como: amplitudes de movimento normais, força, potência e resistência muscular adequada, capacidade cardiovascular, flexibilidade, coordenação e propriocepção. Também com qualidades físicas adequadas: mobilidade, resistência, força, coordenação e velocidade.

A frequência de lesões em atletas de futsal numa temporada é extremamente alta. O atleta deve estar sempre com as suas qualidades físicas adequadas, para se minimizarem as possibilidades de este sofrer algum trauma, além de possibilitar uma recuperação mais rápida após uma lesão. O trabalho de prevenção é a melhor forma de trabalho do fisioterapeuta e proporcionar a melhora da performance, importantíssima para o atleta.

Lígia Rio
Fisioterapeuta

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.