quinta-feira, 10 de março de 2011

Opinião: Tudo é possível quando se quer

No final da época passada, a Secção de Basquetebol Feminino da EDV foi ao mercado. Não contratamos nenhuma estrela de classe mundial, nem propusemos a ninguém um contrato de milhões. Limitamo-nos a convidar três atletas de Ponte da Barca que, por não terem equipa onde jogar, iriam ser obrigadas a deixar de fazer uma das coisas que mais gostam: praticar basquetebol.

Mais do que reforçar a nossa equipa, estas pequenas forças da natureza trouxeram consigo uma mentalidade e uma força de vontade diferente daquela que costumamos encontrar nos jovens dos nossos dias. Todos os meses, três vezes por semana (às vezes quatro), as nossas barquenses fazem cerca de 80 km para treinar. Além disso, duas destas atletas realizam dois jogos por semana já que a sua qualidade há muito se tornou indispensável tanto na equipa de cadetes (sub-16) como na de júniores (sub-19).

Nem sempre é fácil conciliar a vida desportiva com a vida pessoal. Nestas idades há muitas tarefas para cumprir, muitas coisas novas para experimentar e a instabilidade emocional é uma constante. Se manter uma equipa de jovens motivada e empenhada durante toda a época não é fácil, cativar atletas que têm de percorrer longas distâncias para treinar é ainda mais complicado. A verdade é que as nossas "estrangeiras" dificilmente falham um treino, nunca estão indisponíveis para jogar e a sua prestação desportiva ao longo da época tem sido simplesmente brilhante. Para isso muito tem contribuído a compreensão e a manifesta boa vontade dos seus encarregados de educação que estão sempre prontos para fazer mais uma viagem, numa rotina que, bem sei, nem sempre deve ser fácil de gerir.

Por isso mesmo, estando consciente dos sacrifícios logísticos que esta mudança de clube trouxe para estas três meninas e para os seus pais, não poderia deixar de reconhecer publicamente todo o seu mérito, empenho, simpatia e dinâmica de trabalho que devem ser vistos como exemplos a seguir não só neste clube, mas em todas as organizações desportivas (e não desportivas) que existem no nosso país. Para a Magda, a Mariana e a Sofia não tenho dúvidas de que o destino lhes reserva um futuro brilhante.

Bruno de Oliveira
- treinador  de basquetebol - 

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.