quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Opinião E: Pulso ao estado da formação dos jovens na modalidade de futsal em Viana do Castelo*

O suporte e futuro de qualquer modalidade está na qualidade da formação desportiva dos seus intervenientes. Logo não se pode conceber a existência de uma modalidade se não se aposta na sua formação, se ela não existe se faz de conta que existe.


Por vezes proclama-se alto, a bom som e aos mil ventos que o número de equipas seniores a disputar os campeonatos têm aumentado ano após ano e depois esquece-se que a sustentação da mesma está na formação que … não existe.


Não concebo uma modalidade onde se observa que não há equipas de formação nos escalões femininos e que se realize um campeonato (se alguma vez se pode apelidar assim) de juniores masculinos com 5 equipas quando se sabe que é obrigatório que cada clube inscrito na Associação de Futebol de Viana do Castelo inscreva uma equipa de formação nos campeonatos.


É com bastante satisfação que observo que as modalidades de Atletismo, Natação, Voleibol, Futebol, Basquetebol, Andebol e Hóquei em Patins (e outras que me escapam agora) apresentam praticantes em todos os escalões de formação, muitas delas com escalões femininos e masculinos. Depois olha-se para o Futsal e é o marasmo, 5 equipas, somente escalão júnior masculino. Dos clubes existentes em Viana somente o CFNogueirense apresentou desde sempre escalão de formação e não é com regozijo que se declara eterno campeão de juniores. Essa falta de competitividade e de qualidade da formação repercute-se depois nos planteis das equipas seniores.


Temos o exemplo das duas equipas mais representativas até ao momento do Futsal em Viana do Castelo, Clube Futebol Nogueirense e Santa Luzia FC. Nesta ultima, grande parte dos seus praticantes pertencem a uma outra associação, apresentam no entanto resultados desportivos que se podem considerar globalmente positivos, não ostentando qualquer equipa de formação neste momento


O CF Nogueirense apresenta 95% dos jogadores da equipa sénior formados no clube e tendo os resultados desportivos sobejamente reconhecidos. Mas neste momento se quer ser muito mais competitivo não tem outra saída que não seja contratar jogadores fora do distrito com os custos daí decorrentes, porque eles não existem em Viana do Castelo (falamos de jogadores que entrem no clube e sejam imediatamente mais valias para uma segunda divisão).


Então, com este panorama, acho urgente adoptar politicas de formação no nosso distrito. Os ganhos não serão imediatos bem sei, mas a modalidade em 4-5 anos com toda a certeza se desenvolverá muito mais do que actualmente.


Defendo vivamente a obrigatoriedade de todas as equipas inscritas nos campeonatos seniores na época 2010-2011 (nesta já é impossível) apresentarem uma equipa de Juvenis, sem qualquer pagamento das respectivas inscrições na associação. Em 2012-2013 todos os clubes teriam de ter uma equipa de Juvenis e de Juniores. São muitos custos? Não há árbitros para tantos jogos? Com organização e principalmente com vontade que o Futsal em Viana do Castelo se desenvolva consegue-se superar essas e outras dificuldades.


É possível, claro que é possível. A modalidade de Futsal não pode é ser considerada o parente pobre do Futebol. Tem de voar sozinha… mas com um rumo, com gente competente, com organização e claro com existência de formação.


* Nuno Esperança


Mestre em Ciências do Desporto e Educação Física pela FCDEF


Professor de Educação Física no agrupamento de Escolas Arga e Lima


Escreve neste espaço quinzenalmente




opinião anterior: Errem muito…

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.