quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Os números são como o algodão: não enganam (análise ao 1º inquérito)

Na passada terça-feira, o DEV lançou o repto aos seus leitores para elegerem qual a equipa vianense que estaria a surpreender, pela positiva, no arranque da presente temporada. Os nossos leitores entregaram o “prémio revelação” ao Afifense. No entanto, convém destacar que entre os demais concorrentes, a formação de Afife, a par do Santa Luzia, é aquela que milita numa divisão nacional inferior. O DEV acompanha-o numa visita guiada à época de todos estes emblemas até ao preciso momento.


Ao cabo de dez jornadas do Campeonato da III Divisão de Andebol, Zona Norte, o Afifense segue na terceira posição, a três pontos da liderança. Em dez partidas já disputadas, o emblema de Afife soma sete vitórias, um empate e apenas duas derrotas, contabilizando um total de 25 pontos. Apesar de ser apenas o oitavo melhor ataque da sua série, com 260 golos marcados, o Afifense responde com a terceira melhor defesa, apenas 245 golos sofrido, somente com mais três tentos que a melhor. Na Taça de Portugal, o Afifense ultrapassou duas eliminatórias, sempre na condição de visitante, caindo nos dezasseis avos de final na recepção ao Módicus.


De entre as opções que o DEV ofereceu aos leitores, estes elegeram o Nogueirense como a segunda formação que mais os surpreendeu pela positiva. O arranque de temporada da esquadra de Godofredo Novo não tem sido fácil. Após a eliminação precoce na Taça de Portugal, logo na primeira eliminatória, o Nogueirense segue na 13ª e penúltima posição do Campeonato Nacional da II Divisão de Futsal, com apenas três pontos em seis jornadas disputadas.


Voleibol Clube de Viana (VCV) e Juventude de Viana partilham as restantes posições. Recém promovido à divisão A2, segunda na hierarquia do Voleibol, o VCV tem sentido as dificuldades inerentes à adaptação a uma realidade em que nunca esteve inserido. Uma vitória em oito jornadas parece um pecúlio fraco, comprovado ainda pela conquista de apenas oito sets ao longo de todo o campeonato. No entanto, recorde-se que a turma vianense segue na antepenúltima posição, porém apenas uma equipa descerá de divisão, após jogada a segunda fase deste campeonato.


Em relação ao Hóquei em Patins e à Juventude de Viana, resta acrescentar que o emblema laranja é a única formação que milita num campeonato de I Divisão. Os vice-campeões nacionais têm desiludido os seus fãs. As alterações das regras e de alguns elementos na equipa pode ser uma atenuante, contudo ninguém se contenta por ver a Juventude em sexto lugar ao fim de seis jornadas realizadas. Pior do que estar a seis pontos do duo de líderes, é mesmo o facto de o Viana ter sido goleado pelos seus grandes adversários, FC Porto e SL Benfica. Nas competições europeias, o arranque com o pé esquerdo na Taça CERS ainda não é definitivo, podendo a equipa de José Querido emendar o “stick” na Corunha.


A formação que mais tem correspondido às expectativas, segundo os leitores do DEV, tem sido o Santa Luzia. Regressado este ano às competições nacionais, os auri-negros ocupam um incómodo 12º lugar na III Divisão Nacional de futsal, série A, com apenas quatro pontos somados. Uma vitória e um empate em seis jornadas disputadas não abonam nada de positivo para os pupilos de Pedro Ferreira. Com um dos piores ataques, e a pior defesa da sua série, o Santa Luzia terá de mostrar um pouco mais para fugir à despromoção.


Recorde agora os resultados da votação dos leitores do DEV. À pergunta, “Que equipa vianense está a surpreender pela positiva, neste início de época?”, 42% dos nossos leitores responderam que seria o Afifense, 27% afirmaram que seria uma equipa que não se encontrava nas hipóteses propostas pelo DEV, 12% elegeram o Nogueirense, 8 % escolheram o VCV e o Juventude de Viana e 4% o Santa Luzia. Confirme, agora, todos os números referentes aos respectivos campeonatos de casa equipa:




* No Voleibol, não existem empates.
** Nem todos os sistemas de pontuações são iguais. No caso do Andebol, a vitória vale três pontos, o empate dois e a derrota um. No caso do Voleibol, a vitória vale dois pontos e a derrota um. As modalidades de Hóquei em Patins e Futsal seguem o modelo três pontos por vitória, um por empate e zero por derrota.
*** A posição que cada equipa ocupa no seu campeonato/número total de equipas do seu “campeonato”

JS

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.