quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Carlos Jorge Corte: "A ginástica é uma atividade que pode ser iniciada em qualquer grupo etário"

Carlos Jorge Corte (Foto EDV)
A ED Viana deu recentemente conta do aumento de 128% no número de praticantes de ginástica no clube. Pois se mais motivos existissem, este foi mais um que levou a conversar com o professor Carlos Jorge Corte, Treinador de 3º nível de Trampolins e 1º nível de Tumbling e Desportos Acrobáticos pela Escola de Ginástica de Portugal, e conhecer um pouco mais sobre uma das modalidade que mais títulos e prestígio traz para o concelho. 

Em que consiste a ginástica?
A ginástica é uma atividade psico/física com imensas variantes. Vai desde a ginástica prescrita por um profissional de, passando pela ginástica praticada por mero prazer que se pode enquadrar no âmbito do lazer e a desportiva. Nesta última existem imensas modalidades: artística, rítmica, trampolins, desportos acrobáticos, geral entre outras. No fundo a ginástica carateriza-se por um conjunto de atividades que fazem recurso de componentes biológicas psíquicas sociais/culturais. Ela pode ser efetuada com a ajuda de aparelhos gímnicos ou não. A ginástica é uma atividade constituída por um conjunto de exercícios ou formas de expressão motora, que são aplicadas de forma sistematizada e com objetivos específicos. 

Como está dividida?
Existem muitas variantes da ginástica tais como argolas, barra fixa, solo, saltos de cavalo, paralelas, cavalo de arções, saltos de cavalo, paralelas assimétricas e trave. Especificamente falando dos trampolins, existem várias disciplinas: mini-trampolim, duplo-mini-trampolim e trampolim individual e sincronizado. 

O mini-trampolim (conhecido pela maioria dos alunos) é um pequeno aparelho constituído por uma tela retangular fixa a uma estrutura rígida por um conjunto de molas (ou cordão elástico) permitindo a impulsão do ginasta. O ginasta executa uma corrida preparatória a que se segue uma “chamada” para o trampolim. Após a impulsão o aluno efetua movimentos acrobáticos com maior ou menor dificuldade, constituídos normalmente por rotações nos eixos longitudinais e/ou transversais, separadamente ou em associação, simples ou múltiplos, a que se segue uma receção num colchão. A dificuldade é determinada pelo número de “mortais”ou “piruetas”. Uma competição é constituída por três séries. É uma disciplina que consta dos programas escolares e a competição é feita unicamente a nível nacional. 
Ginástica em ação na Festa das Modalidades (Foto EDV)
O duplo-mini-trampolim é um aparelho constituído por uma estrutura rígida retangular à qual se fixa uma tela de fitas de nylon de 13 mmm com 292 X 92 cm. Possui uma proteção acolchoada com as dimensões de 350 X 190 X 70 cm e proporciona um impulso através das suas 102 molas. Tal como o mini-trampolim o ginasta faz uma corrida preparatória seguida por uma chamada para uma zona inclinada a que se dá o nome de mount, nesta zona pode efetuar uma “vela” ou iniciar acrobacias “mortais” com ou sem “piruetas”, transita de seguida para uma zona paralela ao solo a que se dá o nome de “spoter” executando também aí movimentos idênticos ao anterior excetuando-se a “vela”, segue-se a zona de “dismout”. A série termina com a receção num colchão. 

A dificuldade, grosso modo, é encontrada pelo número de mortais e piruetas. Uma competição a nível nacional é constituída por duas séries. 

O trampolim individual ou sincronizado (neste existem dois trampolins), a rainha dos trampolins, é constituído por uma estrutura rígida elevada à qual se liga uma rede de fitas de nylon com seis milímetros de espessura. 

Medidas: 
Comprimento:5,050 metros
Largura:2,910 metros
Altura da Rede:1,155 metros 

Medidas da rede: 
Comprimento:4,28 metros
Largura:2,14 metros 

Zona de Salto: 
Comprimento:2,15 metros
Largura:1,08 metros
Cruz central 70x70cm 

Uma série de trampolim é constituída por dez saltos verticais simples (carpas ou engrupados), saltos com rotações no eixo longitudinal ou transversal simples ou múltiplos em associação ou não. A dificuldade é dada pelo número de “mortais ou piruetas”. Uma competição é constituída, grosso modo, por duas séries. Na competição de trampolim sincronizado, dois ginastas executam as suas séries em simultâneo. A dificuldade é dada pela nota de sincronismo e pela dificuldade 

No tumbling as séries desenvolvem-se sobre uma pista de 25 metros de comprimento, com uma largura compreendida entre os 185 e 200 cm, terminando numa área de receção com medidas compreendidas entre 300 x 600 x 30 cm. Dentro da área de receção existe uma zona ótima com 200 x 300 cm. 

Antes da pista de tumbling encontra-se uma zona de corrida com um comprimento máximo de onze metros, devendo a altura ser igual à da pista de tumbling. A pista é constituída por secções de fibra de vidro, cobertas por um rolo que permite ao ginasta correr e saltar por cima desta pista. 

Foto EDV
É uma modalidade onde importa começar cedo a praticar? 
Normalmente os ginastas desde muito cedo começam a praticar ginástica devido às condicionantes impostas por esta modalidade, desenvolvimento da força e flexibilidade específicas e porque a formação de um ginasta de competição leva muitos anos a ser conseguida. No entanto, a ginástica é uma atividade que pode ser iniciada em qualquer grupo etário dependendo dos objetivos traçados.

Quais são as exigências para um atleta de ginástica? 
A ginástica de competição é muito exigente, fazendo recurso de componentes físicas, psíquicas, culturais e sociais. A componente família/escola é determinante. O ginasta aprende desde muito cedo a orientar e a organizar a sua vida escolar e de tempos livres para poder estar disponível para os treinos que podem ser de várias horas por dia. Por vezes os treinos são dolorosos mas o prazer que o jovem ginasta sente na superação das dificuldades compensam em larga medida.

Como está organizada a ginástica em Portugal, em Viana?
Em Portugal a ginástica é enquadrada pela Federação de Ginástica de Portugal, no distrito de Viana do Castelo (falo de ginastas federados) só a Escola Desportiva de Viana possui grupos de ginastas de competição, repartidos por vários escalões (infantis, iniciados, juvenis, juniores e seniores). A EDV apenas compete na modalidade de trampolins (mini-trampolim, duplo-mini-trampolim, trampolim individual e sincronizado) 

Quantos praticantes tem neste momento a EDV?
Naquilo que diz respeito às camadas jovens temos cerca de 70 alunos

Como fazem a captação de atletas?
Normalmente são os pais que trazem os alunos para a ginástica. Chegam ao conhecimento da existência desta modalidade através de um amigo, um familiar, um colega de escola, por ser filho de antigo ginasta (temos muitos), porque leram artigos nos jornais da cidade, via internet (site da escola), ou porque viram algumas das nossas exibições

Quais são os objetivos para esta época?
Os objetivos são vários: alargamento da prática a um maior número de praticantes, mas para isso temos que possuir espaços próprios e mais material gímnico (alunos existem assim como treinadores qualificados e uma equipa dirigente altamente motivada). Em termos desportivos possuímos 26 alunos em competição repartidos pelos escalões já atrás mencionado. No entanto existe um grupo de ginastas com níveis elevados de prestação que podem atingir a faixa “elite”. 

Quais são os principais títulos conquistados pela EDV?
A EDV possui centenas de títulos nacionais (para cima de 4.000) de entre campeonatos distritais, regionais (quando existiam) e nacionais repartidos pelas disciplinas de mini-trampolim, duplo-mini-trampolim e trampolim individual e sincronizado. 
Foto EDV

José Domingos Ribeiro

1 comentário:

  1. oi eu gostava de me inscrever em viana para seguir uma carreira de ginásta,sou de vila nova de cerveira e gostava de saber os horários,o sitio onde ficam as aulas e o preço para me poder inscrever!

    ResponderEliminar

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.