quarta-feira, 25 de maio de 2011

Miguel Ribeiro: "sonho (...) participar (...) nos Jogos Olímpicos"

Com que idade começou a praticar e como surgiu o atletismo? 
Comecei a correr no Desporto Escolar, salvo erro, quando frequentava o 5º ano, quando participei pela primeira vez nos habituais corta-matos escolares. Terminei em nono e fiquei fora do lote para o distrital escolar. Desde então, até aos de 2004, não falhei nenhum distrital, conseguindo vários pódios, tanto individuais como colectivos. Recordo-me de ter sido, com a equipa da Escola Secundária de Monserrate, campeão nacional escolar. No entanto apenas me tornei federado depois de completar 15 anos. Antes, dos 8 aos 14, joguei futebol no Vianense. Desses tempos recordo do final das peladinhas, quando o treinador mandava dar voltas ao campo e eu, mesmo no final do treino, dava mais 4 ou 5 voltas que os meus restantes companheiros. O meu pai observava isso com entusiasmo e sempre achou que poderia ter mais sucesso no atletismo que no futebol, e por isso inscreveu-me na mini-maratona Manuela Machado 2001. Julgo que a terminei entre os 30 primeiros. No ano seguinte estava a federar-me na Associação de Atletismo de Viana do Castelo, representando os Cyclones Atlético Clube (posteriormente, Cyclones-Sanitop). 

Como foi a evolução como atleta? 
Como comecei novo (15 anos), mas não tão novo quanto outros, ainda fiz de tudo um pouco. Fiz salto em comprimento e salto em altura, cheguei a lançar peso, fui medalhado regionalmente no lançamento do dardo, fiz 110m barreiras, velocidade (100m e 400m). Mas detestava fazer esse tipo de disciplinas técnicas. Lembro-me até de ter feito alguns treinos de marcha. Quando passava para corridas mais longas, de 800m, 1000m ou provas de corta-mato notava-se que ali estava o meu futuro. Admito que nos primórdios perdia como imensa gente a nível regional, mas tinha consciência que se treinasse lhes ganharia e fui evoluindo até que, dois anos depois, já lutava pelos títulos regionais juniores de corta-mato, já marcava presença nos Campeonatos Nacionais de Corta-Mato e tive o meu primeiro pódio nacional (colectivo) em Guimarães, no Campeonato Nacional de Corta-Mato Longo. 

Qual a primeira memória de uma competição? 
Penso que a primeira prova foi na pista de atletismo do Estádio Municipal Manuela Machado, uma prova de 1000m. Estão a ver aqueles miúdos que correm pela primeira vez e acham que vão ganhar logo à primeira? Pensei dessa forma e terminei entre os últimos. A treinadora, na altura a dona Celeste, deu-me a escolher que prova queria fazer, obviamente, decidi-me pela mais longa do programa e lá fui eu, todo amador, de calções de praia, sapatilhas de futsal, meias altas e com t-shirt branca... Parece que gostei, mesmo tendo terminado mal, pois por cá continuo! 

Quando é que terminaste em primeiro pela primeira vez? 
Durante o período de formação não sei precisar. Como sénior foi em Forjães, no XVI Grande Prémio de Atletismo de Forjães, a 19 de Abril de 2009. 

Quais os objectivos desta temporada?
Estou já perto do final da época mas quando a comecei tinha dois objectivos principais: ficar entre o top25 nos Nacionais de Estrada e no Corta-Mato Longo. Falhei em ambos. No Campeonato Nacional de Estrada terminei num decepcionante 37º lugar, entre 207 participantes. No Nacional de Corta-Mato Longo desisti à passagem de quilómetro quatro. No que resta da temporada tenho ainda uma última grande competição nos Campeonatos Nacionais de Pista Ar Livre (finais de Julho). Até lá pretendo melhorar marcas nos 1500m, 3000m obstáculos e nos 5000m. Espero terminar bem a época e saltar para outro clube que me dê mais garantias (financeiras). 

É de Viana mas corre pelo SC Braga. Como surgiu a hipótese S.C.Braga?
Orgulhoso vianense, em nove anos de atletismo apenas representei dois clubes: os Cyclones-Sanitop e o Sporting Clube de Braga.
O SC Braga foi uma oportunidade que surgiu em finais de 2008, depois de entrar em conflito com a direcção e o meu treinador nos Cyclones-Sanitop, após recuperar de uma lesão grave, que me obrigou a parar por três meses. Decidi, numa primeira fase, procurar treinador em Braga (cidade onde já estudava desde 2005). Fui aceite, em Agosto de 2008, no grupo da Professora Sameiro Araújo, treinadora principal do SC Braga. Dois meses volvidos, e devido ao prolongar do conflito com a equipa de Cardielos, resolvi dar um novo rumo à minha vida desportiva, integrando a equipa de meio-fundo/fundo do SC Braga, sem qualquer contrapartida financeira, ao contrário do que acontecia nos Cyclones (e que a partir de certo momento deixaram de cumprir). 

Como são os treinos de atletismo? 
Quem está por fora pensa que apenas corremos quilómetros e quilómetros, durante horas e mais horas e pouco mais. Contudo um treino de atletismo é muito mais. No meu caso e enquanto atleta de meio fundo/fundo, o treino reparte-se por corrida contínua (uma ou duas vezes por dia), séries duas ou três vezes por semana (depois de um pequeno aquecimento, repetições intervaladas de uma determinada distância), trabalho de reforço muscular, flexibilidade, técnica de corrida e, actualmente, muita boa disposição. 

Como é feito o acompanhamento por parte do treinador? 
Os treinadores não devem apenas ser treinadores. Além de serem orientadores, têm que ser um pouco de tudo, sobretudo ouvintes e bons amigos. 
Tive desde que comecei no atletismo quatro treinadores, mas apenas considero treinador completo o meu actual, o professor Mário Cunha. Ele supervisiona todos os treinos, chegando até a acompanhar de bicicleta nos treinos mais morosos e longos. Traz sempre boa disposição para o treino, dá todos os dias uma palavra amiga e de incentivo ao pessoal, quer sempre inteirar-se do estado físico e mental do atleta. Não há um dia em que não fale connosco!
A professora Sameiro é uma enorme treinadora (os resultados falam por si), mas nunca tive uma relação próxima com ela, embora seja boa pessoa. Domingos Rebolo, embora muito dedicado, é extremamente arcaico no método de treino. A Dona Celeste, muito boa pessoa, muito amiga, e uma boa treinadora no que respeita aos escalões de formação.

Qual o momento mais positivo na carreira até agora? E o mais negativo? 
Destaco pela positiva um elogio que recebi há uns sete anos do ex-campeão Olímpico Carlos Lopes. Estava a correr em Ronfe, terra da Aurora Cunha, e no final da corrida, o Carlos Lopes disse-me que tinha pinta e que se trabalhasse poderia ir longe. Aquilo para um puto, a iniciar-se no atletismo, é como um Cristão ouvir Deus a falar! Também merece destaque pela positiva a oportunidade que tive de competir em Munique, em Dezembro de 2010, na São Silvestre daquela cidade alemã. Terminei num honroso 7º lugar, que naquelas condições foi muito bom! Espero lá voltar, para vencer já este ano…
Pela negativa considero as lesões, as quais felizmente me têm deixado em paz esta época. A desistência no Campeonato Nacional de Corta-Mato Longo, em Fevereiro último, na qual após a desistência parecia um bebé chorando, também fica guardado pelos piores motivos. 

Algum hábito antes de uma corrida? 
Um só! Tento abstrair-me em completo da corrida durante o aquecimento, colocando os auriculares nos ouvidos com música celta, reggae ou espiritual. Durante cerca de 30 minutos antes do inicio da competição não contacto com ninguém. 

Quais as referências no atletismo nacional? E internacional? 
Penso que em Portugal todos os atletas de segundo plano querem ter um dia o sucesso que tiveram (ou ainda têm) Rui Silva, Carlos Lopes, Fernando Mamede e/ou António Pinto, Fernanda Ribeiro, Rosa Mota, Carla Sacramento. Eu não fujo à regra e tenho-os como referências nacionais!
A nível internacional o gigante queniano Paul Tergat, o etiope recordista mundial da maratona Haile Gebrselassie e pela elegância e eficácia da sua corrida, o britânico Sebastian Coe. Tenho também, devido às minhas ligações familiares à Austrália, uma enorme admiração pela Cathi Freeman, atleta australiana de origem aborígene e campeã olímpica dos 400metros em 2000.

Qual o ídolo? 
Esta resposta parecerá desviada, mas tenho como grandes figuras desportivas Ian Thorpe, Lance Armstrong, Johan Cruyff e, claro está, José Mourinho. Na vida, o meu pai! 

Até onde quer ir no atletismo? 
Gostava de usar a expressão “Quero ir…”, mas é aconselhável utilizar “Sonho estar…”. Portanto, sonho chegar, participar e desfrutar e, já que sonho, porque não sonhar ganhar uma medalha nos Jogos Olímpicos. Para isso não basta sonhar, é precisar trabalhar bastante… Espero cumprir esse sonho!
Os Campeonatos Europeus e Mundiais também são um objectivo e palcos onde um dia espero poder estar. Competir num estádio cheio com milhares de pessoas a gritarem por ti deve ser deslumbrante, magnifico, emocionante! Quero viver o atletismo ao máximo. Se possível ganhar sempre! 

Se tivesse de convencer alguém a praticar atletismo como o faria? 
Somos únicos, somos raros. Sai-se cedo para treinar, às vezes ainda antes de o Sol raiar. Outras vezes treina-se perto do meio-dia, para o Sol aquecer, ou então à noite, correndo o risco de ser atropelado por um camião.
No Verão corre-se com o sol a queimar. Transpiramos, desidratamos e cansamo-nos. Mas no final desfrutamos o descanso. No Inverno o frio incomoda-nos, a chuva molha-nos e a neve gela-nos, mesmo que nos protejamos o máximo possível, mas seguimos sempre correndo!
Só um abismo nos limita no espaço que percorremos, pois cruzamos pontes, corremos junto ao mar, subimos montanhas, passamos estradas, fintamos caminhos de terra e pedra, percorremos cidades de uma ponta à outra.
É deveras emocionante correr com pássaros voando por perto, ouvindo o barulho do mar e da montanha, escutando a nossa própria respiração e ouvir os pés a bater no chão. Estamos em contacto permanente com a Natureza, com o Planeta Terra. 
Somos homens e mulheres dos 10 aos 80.
Combatemos a ansiedade, mas quase sempre perdemos e minutos antes da partida lá estamos nós no WC.
Quando ultrapassamos alguém, em corrida, não o desprezamos, apoia-mos dizendo “Anda! Falta pouco… ANDA!”
Doem-nos as pernas, doe-nos o corpo, a cabeça, mas temos que treinar e lá vamos nós a enfrentar as condições climatéricas e o nosso próprio cansaço. Inventamos uma meta a cada corrida, a cada treino.
Somos loucos pelos quilómetros percorridos, somos loucos pelos aplausos, somos loucos pela adrenalina do tiro de partida, pela competição e convívio na terra, no asfalto, no tartan. Somos loucos pela aventura de correr. Se te achas capaz de viver com todas estas condições e situações junta-te a algum clube e vem correr connosco! O Atletismo é duríssimo, mas é dos desportos mais belos do Mundo, não tenham dúvidas. 

Alguma coisa que desejas acrescentar? 
A suposta crise está a destruir o atletismo a Norte do país. Muitas são as provas que estão a deixar de ser realizadas. Também poucos são os clubes, pois muitos deles têm terminado por falta de apoios das autarquias. Já bastam esses problemas no atletismo nacional. Falando aos que praticam atletismo, acho que devemos procurar viver num clima de paz, ajudando-nos e deixando de certo modo, o clima competitivo para as competições. De crispações já bastam as que temos com o Estado e as que há no Futebol. Não queiram tornar o Atletismo em algo parecido com o futebol, no que toca a ambiente (a nível financeiro bem que ajudava imenso) e deixem-se de suspeições, pois certas notícias (como por exemplo, de doping) devem entristecer-nos. Devem ser compreendidas e não atacadas, como se alguém tivesse morto outra pessoa e festejassem tal erro como se da morte de Bin Laden (para os Americanos) se tratasse. Certas pessoas, ao lerem isto, compreenderão o que digo. Unidos seremos mais fortes, portanto deixem-se de guerrinhas. 

Passa e Corta
Nome Miguel Ângelo Baptista Moniz Ribeiro (Nigga) 
Idade 23 anos 
Especialidade Meio-Fundo/Fundo 
Clubes Cyclones-Sanitop (2002 – 2008) | Sporting Clube de Braga (2008 – actualidade) 
Principais títulos
Campeão Regional Júnior AAVC 3000m, 2006 e 2007
Campeão Regional Junior AAVC de Corta-Mato 2006 e 2007
2º lugar (Serie B) Milha Urbana Viana do Castelo 2007, 
3º lugar CNU Pista Ar-Livre 2007 e 2009, 3000m, 
Campeão Zona Norte 2009, 3000m Obstáculos
5º lugar (sub23) no Cross Internacional de Torres Vedras, 2009
3º lugar CNU Corta-Mato 2011, Vila Nova da Barquinha
7º lugar São Silvestre de Munique 2010
9º lugar Media Maratón Ria de Ferrol, Espanha, Dez 2010, Tempo: 1h07’48’’
10º lugar, Meia Maratona Manuela Machado 2011, tempo: 1h08’20’’
3º lugar colectivo no Nacional Corta-Mato Longo, 2005, Guimarães 
Ponto Alto 5º lugar (1º português) na Prova de Estrada Vigo+1 = 11km, em Outubro de 2010 
Ponto Baixo Toda a época 2009/2010 e a desistência no Nacional de Corta-Mato 2011 
Recordes pessoais Meia-Maratona 1h07’48’’ – Ferrol, Espanha, Dezembro 2010 | 3000m – 8’46’’ (Póvoa do Varzim, Maio 2010) | 3000m/obstáculos – 9’22’’ (Guimarães, Maio 2009)

José Domingos Ribeiro

22 comentários:

  1. Como seria o teu currículo sem o tal treinador "extremamente arcaico"?

    ResponderEliminar
  2. Pois meu caro atleta é muito triste não seres um atleta serio pois saíste dos cyclones sanitop porque não foste serio é que para ser um atleta com objectivos de jogos Olímpicos é preciso seres humilde honesto e ter perfil de campeão e tu não tens essas qualidade.
    Pois vou-te abrir um bocado a tua memoria porque és uma pessoa de memoria curta pois os cyclones sanitop formam atletas e homens mas não formam atletas bêbados essa foi a tua lesão a uva e foi por esse motivo que a direcção do clube dispensou os teus serviços.
    Fiquemos por aqui pois tenho muito mais para divulgar.
    José Amorim

    ResponderEliminar
  3. Quando há pessoas que apenas têm maldade no corpo e vêem-na em qualquer coisa que se diga, logo é natural que surjam comentários deste tipo.
    Os dois comentários difamatórios acima demonstram bem aquilo que não quis dizer acerca de quem dirige os Cyclones. Continuarei na minha, me cagando para o que vocês pensem e, sobretudo, treinando e trabalhando para ser cada vez melhor.
    Há muito boa gente dentro dos Cyclones, conheci muita gente aí nos Cyclones, mas só os bons ficam como amigos, com quem ainda me encontro e consigo ter uma conversa, conviver e também (é verdade!) beber uma boa pinga.
    Há muito boa gente dentro do clube, mais que má gente, mas estas pessoas que o dirigem deixam muito a desejar.
    Ah! Sabe José Amorim? A Verdade causa azia... se quiser Kompensan ou um Rennie dirija-se à farmácia mais próxima. E já agora, se pretende lavar a sua roupa suja e tiver a máquina avariada, dirija-se a uma lavandaria pública.

    Sem mais!

    Miguel Ribeiro

    ResponderEliminar
  4. Pois não passas de um atleta falhado e conflituoso e por onde passas só arranjas conflitos cresse com homem porque não passas de um garoto

    ResponderEliminar
  5. Não é com o propósito de fomentar este tipo de comentários que o DEV faz estas entrevistas. É para promover o desporto. Por esse motivo, peço que moderem os comentários e caso tenham algo a resolver que o façam nos locais próprios e não num espaço que quer dignificar o desporto e os seus praticantes, dirigentes e adeptos.

    JDR

    ResponderEliminar
  6. Grande Miguel , Continua como és e iràs muito longe !
    Muita força e boa sorte para as proximas provas .

    ResponderEliminar
  7. Miguel estamos do teu lado, na luta contra esses ventos cyclonicos. A uva nunca fez mal a ninguem pelo contrario ajuda, estimula, motiva, sobe auto estima...continua assim de tanguinha!!

    ResponderEliminar
  8. Era escusado referir essa da tanguinha...até porque estava sem ela, por isso mesmo fui de caixote.
    Compreendi o comentário desse "Mingos Rebolo". Grande abraço para um dos meus amigos mais próximos, certamente. Não me engana pelo vocabulário usado!

    Importa referir que esta entrevista não se centra nos Cyclones. Eles fizeram parte de mim, foi um ciclo e como fez parte da minha vida desportiva, tendo sido bem ou mal tratado lá, teria naturalmente que os mencionar. Isto é uma entrevista sobre mim enquanto atleta (em crescimento ainda) e não sobre as razões que me levaram a sair do clube. Centrem-se nisso e deixem as polémicas que outros (o Vice Presidente ou Presidente José Amorim) tentam elevar de lado.

    Obrigado!

    Miguel Ribeiro

    ResponderEliminar
  9. só os que sao grandes atletas suscitam este tipo de comentarios inuteis e sem qualquer credibilidade, caso contrario ninguem lhes ligaria algum..
    estás onde estás porque tens a força de vontade de um campeao e sabes coordenar o trabalho com diversão ;)esses sim, são os verdadeiros homens de mérito!
    Parabens Miguel ;)

    ResponderEliminar
  10. Comentar em nome de outras pessoas que não têm paciência para alimentar conversas de mimados é mesmo uma grande cobardia --' Mas que saco essa ai né?

    Comentários inúteis Hein? Sem qualquer credibilidade? AHAH
    Vejo que o Miguel virou gente de 2 facetas.

    Nós sabemos das coisas Miguel, Tu sabes das coisas que nós sabemos... Para quê tanta "merda"?

    ResponderEliminar
  11. Domingos C. Ferreira (Rebolo)22 de junho de 2011 às 19:46

    Ola a todos os que lêem esta merda de comentários e entrevistas, mas acho que a paciência tem limites.
    Sempre te tratei bem, quase como um filho.
    Quando te conheci já praticavas atletismo nos Cyclones, lembro-me das provas que fazias como Juvenil e a Associação de Viana queria dar o tiro de partida para a prova dos Juniores mas havia um miúdo que lhe faltava meia volta para terminar. Nessa altura, ninguém acreditava em ti como atleta, fui convidado para te treinar e perguntei-te quais os objectivos que tinhas para a próxima época como Júnior e respondeste que querias ficar entre os 5 primeiros, na época seguinte foste 2º no Regional de Juniores. Foste ao Nacional, 17º lugar, 3º por equipas, mas todo esse currículo já está presente na tua entrevista e com um treinador "arcaico".

    Arcaico: pessoa descendente de antigos e com métodos antiquados.

    Sou descendente de antigos porque sei as minhas origens. Se tenho métodos antigos, não admito que atletas meus entrem no hospital embriagados cada duas por três.

    Lembro-me que te deixei de dar o plano de treinos e de falar para ti na Légua de Viana, pois apresentei-me na partida, onde tínhamos combinado às 9h da manhã, e tu às 5h da manhã estavas embriagado nas escadas da Sede de Braga.

    Tenho pena que todo o tempo que perdi contigo não seja reconhecido da tua parte e ainda te ponhas com gozos comigo. Gostaria que de facto fosses às Olimpíadas para eu fazer parte desse teu currículo, e não das provas que participas hoje no areal de Ponte de Lima durante noite com provas de bebida Isostar, que embriaga-te e te leva às Urgências dos Hospitais para te fazerem uma lavagem ao estômago.
    Miguel, no dia 29 de Agosto tens o apuramento para as Olimpíadas em São João de Arga com bebida de Redbull com mel.

    Miguel, quando deixei de te treinar faltava-te 1 ano e 1 cadeira para acabar a Universidade como Advogado. Espero ver-te a exercer a profissão em tribunal como advogado e não como delin...

    ResponderEliminar
  12. Sr Domingos Ferreira,

    publiquei o seu comentário porque o assinou e porque é um dos visados no texto.

    Lamento que a maioria que tem usado este espaço não o faça para promover o desporto mas sim para "lavar roupa suja". Em vez de enviarem mensagens através da internet, porque não conversam na pista do Estádio Manuela Machado?

    Friso que não irei publicar mais nenhum comentário (assinado ou anónimo) que degrina a imagem de alguma personalidade do desporto vianense. Se o querem fazer, decerto encontram outros locais, talvez com melhores "ares de viana". Lá, decerto não se importam com a calúnia e o vexatório. Da minha parte não irei mais patrocinar gratuitamente estas quezílias de gente que se diz de bem.

    JDR

    ResponderEliminar
  13. Domingos C. Ferreira (Rebolo)23 de junho de 2011 às 12:47

    Senhor do Dev (JDR), venho publicamente pedir-lhe desculpa pelas frases acima frisadas no meu comentário. Sou pessoa de bem e gosto de ser respeitado mas como sabe, tenho uma reputação a defender, pelas opiniões do senhor Miguel Ribeiro na entrevista não reagi, mas sim pelos comentários de gozo dele e colegas. Tive de descer ao nível tribal deles. Não conhecia este site sobre desporto, e agora, vendo-o com as várias disciplinas que ele integra, gosto dele e estão de parabéns por favorecerem o desporto vianense.

    Os meus cumprimentos e mais uma vez as minhas sinceras desculpas, Domingos C. Ferreira (Rebolo), Treinados dos Cyclones Sanitop.

    ResponderEliminar
  14. Caros amigos
    Pois tenho a dizer lhe que nós também não gostamos de estas guerrinhas, mas temos o direito a defender-nos das mentiras de esse senhor disse sobre a nossa associação e ai tenho a dizer-lhes que a culpa também é vossas, que fazem entrevistas a atletas de baixo nível, pessoas que não prestam, pessoas que vivem em conflitos, com os Cyclones Sanitop, com o S.C. de Braga e por onde passa. Pois antes de fazerem entrevistas aconselho-vos a verem o perfil da pessoa entrevistada, pois como Vianense e homem com mais de 30 anos ligado ao desporto, peço-vos que entrevistem os bons desportistas que temos em Viana do Castelo
    Um abraço e sucesso para a vossa página

    ResponderEliminar
  15. Apesar de saber que esta mensagem pode não ser publicada (devido a tudo o que foi dito acima), venho informar que o "treinador arcaico" volta a conseguir que um dos seus atletas faça algo mais do que o Miguel já fez ou fará: Claudia Ferreira bateu hoje o RECORDE NACIONAL DO LANÇAMENTO DO DARDO! E assim, de um momento para o outro um arcaico cria um campeão nacional e um recordista! BOA!


    Acho que a Cláudia Ferreira não deve ser "envolvida" nestas guerras e merece uma notícia de destaque aqui no blog (deixo a sugestão...).

    Parabéns pelo excelente trabalho desenvolvido neste projecto, continue!

    ResponderEliminar
  16. Recorde Nacional? Estamos a falar de uma Júnior ou Sénior? Caso seja em escalões abaixo apenas há ranking´s e melhores marcas do ano. Não quero com isto dizer que não tem valor o que fez por é de louvar uma atleta de Viana ter lugar nos ou no 1º Lugar nacional mas caso seja ainda iniciada ou infantil não bateu nenhum recorde nacional porque simplesmente não o há.

    ResponderEliminar
  17. http://fpatletismo.sapo.pt/cache/cachebin/RN_arlivre_jovens-2656.pdf


    Confirme aqui os RECORDES NACIONAIS de infantis, iniciados e juvenis e não ranking ou melhor marca, devidamente certificados pela federação portuguesa de atletismo.

    Desde já aproveito para dar os parabéns á Claudia Ferreira e ao seu treinador por esta conquista muito importante, não só para ela mas para o atletismo de viana do castelo.

    ResponderEliminar
  18. Caro Colega, anda muito informado no âmbito do atletismo, sem duvida... Por acaso alguma vez entrou no site da Federação Portuguesa de Atletismo? Já viu para que serve a parte de Estatísticas? Caso não tenha reparado tem um tópico com a citação "Estatística Jovem", e verá que existe "Recordes Nacionais de Jovens", se abrir nos recordes ao Ar Livre verá a grelha que está no seguinte link

    http://fpatletismo.sapo.pt/cache/cachebin/RN_arlivre_jovens-2656.pdf

    Acho que para tentar desvalorizar alguém ou entrar na conversa, defendendo quem quer ou querendo fazer o que está a pretender, deve primeiro e acima de tudo Informar-se sobre o que se fala.

    Recordes Nacionais dos escalões Infantis, Iniciados e Juvenis existem sim!!!

    ResponderEliminar
  19. Ao ler o Cabeça-lho ou o titulo desta página diz ... Miguel Ribeiro: "sonho (...) participar (...) nos Jogos Olímpicos" e não " Novo recorde Português de dardo"
    Cada coisa no seu sitio.
    Comentários como estes só transmitem irresponsabilidade por parte dos Cyclones Sanitop. Há outros clubes em causa e nenhum se deu ao trabalho de criticar fosse o que fosse. Os Cyclones estão a tornar-se numa equipa vulgar.

    ResponderEliminar
  20. Domingos C. Ferreira (Rebolo)5 de julho de 2011 às 13:24

    Caros Senhores Anónimos, o clube Cyclones Sanitop nunca foi mencionado nestas "tertúlias". Como sabem, é um clube grande com cerca 15 dirigentes onde eu me incluo, e também sou um dos treinadores do clube, o qual tem cerca de 70 atletas. Todos os dirigentes e treinadores quando fazem comentários assinam com o respectivo nome e apelido, logo "não é um clube vulgar".
    Sei que parte dos textos foram feitos por picardia de algum atleta do clube, que com estes métodos do treinador em causa sempre dão resultado.
    Não gostei de mencionarem a tal atleta do dardo, todos sabem o porquê, pois só tem 12 anos e essa sim que ainda à pouco sonhava com a vinda do Pai Natal.

    Sem mais, Domingos C. Ferreira para os senhores Anónimos, deixem-se de comentários e pensem mais na realidade e comessem a assinar o que dizem.

    ResponderEliminar
  21. eu e esse senhor do bigode vamos ter uma conversinha...

    Manuel Moura dos Santos, Gestor.

    ResponderEliminar
  22. Soube na 3ªfeira que as provocações e difamações continuavam há largos dias. Não respondo (aqui) sequer, deixando a "conversa" para essa «gente que se diz de bem».

    Venho cá fazer uma correcção no meu Ponto Alto, tendo reparado no pequeno erro de informação agora mesmo. Não terminei em 5º na competição de "Vigo + 11", mas sim em 4º, mantendo-se todas as outras informações. Como prova lanço o seguinte Link com os resultados oficiais: http://championchipnorte.com/externos/20101017131120_IV_CARREIRA_POPULAR_VIGO_+_11_2010/VIGO11.htm

    E venho desde já informar que hoje, em Vigo, competi na Pista do Estádio dos Balaídos, (onde outrora o meu grande Benfica fora goleado vergonhosamente) isolado na liderança desde o primeiro metro, venci a corrida com o tempo de 4'00'98, meu novo recorde pessoal à distância. É deveras um belo indicador para as restantes competições que se adivinham até ao final da época e que serão certamente mais competitivas, tendo ainda possibilidades legitimas de melhorar ainda mais esta e outras marcas!

    Obrigado!

    ResponderEliminar

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.