quinta-feira, 7 de abril de 2011

Pedro Vaz: "As arbitragens têm sido vergonhosas"

Pedro Vaz, mais conhecido por Pira, é uma das figuras do futsal vianense. Primeiro enquanto jogador e, nos últimos anos, como um dos principais treinadores no distrito. A orientar o Ponte da Barca desde o início da época, o DEV quis saber como está a correr e experiência e a sua opinião sobre o futsal vianense.

A duas jornadas do final do campeonato, o que já se pode concluir desta experiência no Ponte da Barca?
Uma experiência muito boa, num clube que não conhecia. O Ponte da Barca deu-me toda a liberdade para trabalhar, criando todas as condições, dentro do possível, para treinar e nunca se metendo no meu trabalho. É um clube recheado de pessoas muito boas e de uma enorme capacidade de trabalho. Um clube onde adoro trabalhar.

No campeonato [a duas jornadas do final] o pódio ainda é possível. Fica com sentimento de dever cumprido?
O objetivo que me foi proposto pela direção da Barca foi de fazer melhor que no ano anterior, o qual já foi atingido. Se conseguir ficar no pódio, melhor ainda. Tudo vamos fazer para que isso aconteça, a Barca joga sempre para ganhar.

Este sábado recebe o Afifense, que luta pelo título de campeão. Preparou a equipa de forma diferente?
Todos os jogos têm uma estratégia diferente e este não foge à regra. Neste momento a Barca debate-se com alguns problemas de ordem física e disciplinar. Vai ser um jogo muito difícil mas vamos tentar ganhar o jogo, como já disse atrás a Barca joga sempre para ganhar. 

E na taça? Até onde pode ir o Ponte da Barca, agora que conhece o "caminho" até à final? [defronta Anha nos quartos e em caso de vitória recebe o vencedor do Amigos de Sá vs Santa Luzia]
A taça é uma prova a eliminar. Estamos a caminhar a passos largos para o final da época e os atletas já estão "cansados". A condição física de alguns já não é a melhor mas a Barca vai tentar. Tenho a certeza absoluta que iremos lutar, com todas as forças, para ir até à final. Os atletas e o clube em si merecem chegar até à final porque a Barca fez um campeonato, na minha opinião, excelente andando sempre nos lugares cimeiros, sem ter as "armas" de outros. Por aqui já se vê como os jogadores se "entregaram" ao clube.

Como vê a estreia do Afifense?
Muito boa, já se sabia que iam ser uns sérios candidatos ao título. Tem jogadores com muito valor e com bastante experiência. Mas eles sabem que caso subam de divisão vão ter que trabalhar muito para se manterem lá. As exigências serão outras e parece-me que não estão estruturados para competir nos Nacionais.

Recentemente, Filipe Pereira abandonou o comando técnico do Cidadelhe justificando-se com "motivos de ordem psicológica, desmotivação, falta de apoio da direção" e com duras críticas à arbitragem. Ser treinador na AFVC é assim complicado? 
Para aqueles que querem ter sucesso e que trabalham é um pouco difícil e mais ainda se não tiverem o apoio da direção, portanto compreendo a atitude do Mister Filipe quando diz que tem falta de motivação. As críticas que faz à arbitragem têm muita razão de ser. Eu próprio estou muito desiludido com esses senhores pois eles complicam bastante o jogo. Ainda este fim de semana, no jogo Cidadelhe vs Barca a dupla de arbitragem foi uma vergonha [ndr: Bruno Castro e José Meira]. Neste momento pensar seriamente em desistir do futsal ou sair de Viana, porque sinto que sou "perseguido" pelos árbitros. Já senti na pele castigos inventados por eles. Por exemplo, no jogo Barca vs Caminha fui castigado na bancada por um árbitro que teve a coragem de escrever coisas no relatório que não correspondem à verdade. Este fim de semana fui expulso por tentar fazer uma pergunta ao arbitro. Julgo que ele próprio nem sabe porque me expulsou. CHEGA! Eles fazem o que querem, erram e tornam a errar e inventam mas estão sempre a apitar e os clubes a pagar. E a AFVC faz alguma coisa? Eles vão destruir o futsal, os clubes estão a ficar cansados e fartos das coisas que estes senhores fazem. Apoio a 100% as palavras do Mister Filipe. 

Quais são os objetivos enquanto treinador?
Continuar o meu processo de aprendizagem, adquirir mais conhecimentos e agarrar um bom projeto para tentar chegar ao topo.

Qual o momento mais marcante da carreira de treinador? E o mais negativo?
Tenho bons momentos. As subidas de divisão foram marcantes, uma porque era a minha primeira experiência como técnico e a segunda porque muita gente duvidava do meu valor. O mais negativo foi descer de divisão com o Vianense, os atletas não mereciam pois trabalharam muito e o clube não soube dar o devido valor. 

Qual o ídolo (treinador)?
O nosso Selecionador Nacional, o Professor Jorge Braz, pela forma como ele aborda o treino e pela disponibilidade que tem em ajudar os treinadores como eu. 

Onde está o Pira daqui a cinco anos, a nível desportivo?
Não sei, mas espero estar num clube que me apoie e a treinar uma equipa nos Nacionais a lutar por títulos. 

Breve comentário ao futsal no distrito.
O futsal de Viana é fraco. Tudo começa na formação, que é escassa. Todas as equipas deviam ter formação. Sei que para os clubes as coisas são bastante difíceis, porque requer mais dinheiro, e também porque é bastante difícil convencer os miúdos a jogar futsal em vez de futebol. Depois temos a AFVC que nada faz para promover a modalidade. Não querem saber do futsal. Em seniores temos bastantes equipas onde algumas delas deviam trabalhar melhor para todos evoluírem.

Algum comentário a acrescentar? 
Só queria dizer que os clubes que se queixam das arbitragens devem-se juntar e dizer: CHEGA! As arbitragens têm sido vergonhosas. Os senhores do apito cometem erros e enquanto os prejudicados pelo erro são penalizados, eles não são alvo de nenhuma punição. Os clubes continuam a pagar multas, muitas vezes injustas. Eu tenho sido claramente prejudicado, como por exemplo neste fim de semana onde José Meira errou, sabe que errou mas não teve a coragem suficiente para o assumir. Para isso é preciso ser Homem. Desta vez não me vou calar. Não vou deixar que a minha imagem seja vista como a de um "arruaceiro", de indisciplinado. Estes senhores têm que começar a ser penalizados. É preciso ter em atenção que os clubes têm que ser respeitados. Os árbitros cometem erros e mais erros mas continuam a apitar. Eu acredito que existam treinadores, jogadores e árbitros maus. Contudo, todos sabemos que um treinador mau não treina, um jogador mau não joga mas um árbitro mau apita e ainda é pago. Tem que se pôr um travão a isto para bem do futsal em Viana do Castelo.

Passa e Corta
Nome Pedro Vaz [Pira]
Idade 35
Clubes Santa Luzia, Vianense, Nogueirense, Ponte da Barca
Principais títulos
enquanto jogador 3º lugar na 2ª divisão pelo Santa Luzia, subida à 3ª divisão com o Cais Novo e Vianense
enquanto treinador Duas subidas para a 3ª divisão Santa Luzia e Vianense
Profissão Assistente Operacional na Escola EB 2,3 Frei Bartolomeu dos Mártires

José Domingos Ribeiro

1 comentário:

  1. Quando não se é bem sucedido... temos que colocar a culpa em alguém!

    ResponderEliminar

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.