quinta-feira, 3 de março de 2011

Opinião: Treino de crianças

Muitos treinadores estão envolvidos com a formação de jovens atletas e devem estar cientes, de que a teoria e métodos de treino são na maioria baseados na fisiologia dos adultos, que tem sido extensivamente estudada. Isso pode criar um problema porque, na verdade, a fisiologia do exercício das crianças é diferente da dos adultos. As crianças não são mini-adultos. Isso significa que eles têm capacidades e adaptações diferentes ao exercício. Por esta razão, os programas de formação de jovens atletas não devem ser apenas versões reduzidas de formação para adultos. 

Existem muitos factores de extrema importância como as diferenças entre sexos nestas idades, o crescimento dos ossos, a gordura, o desenvolvimento muscular, o desenvolvimento aeróbio e anaeróbio entre outros, terão que ser tratados com cuidado, um a um, e adaptados aos indivíduos. 

Algumas áreas de desenvolvimento mencionadas acima - osso, músculo e gordura - são factores importantes para o exercício. Isso é demonstrado pelo facto de que a habilidade da criança numa série de testes físicos melhora com a idade para ambos os sexos, até cerca dos 18 anos. Logicamente, como as crianças se tornam maiores e desenvolvem mais os músculos, a sua capacidade física vai melhorar. É claro que aqueles que crescem cedo vão ganhar uma vantagem. Isso pode ser bom a curto prazo, mas potencialmente desanimador mais tarde. Por outro lado, os cujo desenvolvimento está “atrasado” terão incentivo extra para praticar desporto ou manterem-se activos, de modo a ajudar a superar a sua desvantagem física inicial. Isto também significa que os treinadores devem lembrar-se que as crianças vão ficar maiores, mais fortes e mais rápidas a cada ano, independentemente da formação que fizerem com elas. Assim, mante-los divertidos, concentrando-se em componentes gerais e lançar bases para o futuro, representa a melhor política de treino para crianças. Especialização de forma avançada, deve ser guardada para mais tarde, que é quando o atleta irá realmente precisar. 

O objectivo do treino para jovens atletas é fornecer-lhes as competências para continuar a executar programas de formação de adultos. Por exemplo, muitos treinadores têm incluído há muito tempo no seu conteúdo de treino a força para crianças com exercícios de peso corporal e pesos leves. O foco tem sido a técnica e a condição física geral - por exemplo, ensinando movimentos de arranque com uma barra muito leve. A ideia por trás disso é que, quando forem mais velhos, eles já tenham as habilidades no lugar e uma resistência geral básica, especialmente na zona abdominal e lombar (core), para realizar os exercícios numa sessão de treino de força específica (futura). A vantagem que os jovens nadadores e corredores (principalmente) têm sobre os jovens jogadores de jogos colectivos é que o treino de condição física geral é geralmente incluído nos seus programas de formação desde tenra idade. (Boa oportunidade para lerem o meu artigo sobre especialização precoce) 

É útil para os treinadores saberem por exemplo, que a capacidade aeróbia é “treinável” em crianças com um estímulo de treino suficiente. Isso valoriza o resultado do treino, uma vez que irá melhorar o desempenho. No entanto, o efeito do treino não será tão grande quanto é com adultos pois as crianças estão limitadas devido a questões fisiológicas. Além disso, até depois da puberdade, a ausência de economia de corrida limita a resistência. Assim, provavelmente é melhor esperar até que o jovem atleta chegue à adolescência antes de iniciar esse tipo de treino, pois esta é a idade em que o atleta irá beneficiar verdadeiramente do treino anaeróbio. 

Na minha opinião, as áreas mais importantes de formação para as crianças são força, velocidade, coordenação, habilidades específicas e agilidade. Estas são áreas onde as melhorias podem ser feitas através do recrutamento neuromuscular, que estabelece as competências para a vida adulta. Como o sistema nervoso se desenvolve bem, o potencial para a melhoria das competências é maior. O treino da resistência aeróbia e anaeróbia pode ser melhorada a partir da adolescência, quando o corpo atingiu a sua capacidade natural e as respostas a este tipo de formação metabólica são maiores. 

Joel Maltez
- treinador de atletismo -

2 comentários:

  1. Parabéns pela dissertação, sem duvida um assunto muito actual e alvo de alguma controvérsia. A principal preocupação passa a ser o rendimento do jovem atleta em vez da saúde, prejudicando claramente o seu futuro! Lígia Rio

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado. Posso dizer que, seguindo esta "filosofia de treino" consegui os melhores resultados, mas precisei esperar 5 anos para ver se de facto, seria mesmo assim... e é. :)

    ResponderEliminar

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.