quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Opinião: Contributos para o planeamento do treino do jovem andebolista - parte I

Planear é projectar o futuro antes de começar


Planear é prever o futuro. É desta forma que o treinador estrutura a sua actividade após um conhecimento da modalidade, das características dos atletas e das suas próprias características.


Só após uma caracterização clara da realidade do clube poderemos definir os nossos objectivos com clareza, sem esquecer que estes deverão ser ambiciosos mas realistas.


Pretende-se formar atletas com níveis superiores àqueles que se encontram na alta competição, de acordo com as tendências futuristas da modalidade e do desporto.


Análise da situação actual


O planeamento do treino do jovem deve assentar na sua formação desportiva, desde a sua iniciação até à integração no alto rendimento. O resultado só seria conhecido no final deste processo caso o jovem se integrasse e adaptasse às exigências da competição sénior com sucesso.


No entanto tal não é possível pois a maior parte dos treinadores não chega a trabalhar mais do que dois anos com os atletas. A continuidade pedagógica não é seguida o que faz com que ano após ano o jovem atleta se sujeite a diferentes cargas de treino, na maior parte das vezes não respeitando princípios de continuidade, estabilização ou progressão.


A relação intra-clube (troca de informação referente aos atletas entre os vários treinadores do departamento de formação) assume uma importância enorme quanto ao desenvolvimento desportivo do jovem.


Hoje em dia discute-se muito sobre a idade da iniciação desportiva. Concretamente não podemos definir uma idade ideal para o inicio de uma determinada modalidade, pois este aspecto está relacionado com a maior ou menor precocidade da modalidade desportiva assim como o grau de motricidade da criança. Prevê-se que no andebol, o período compreendido entre os 6 e os 10 anos seja o ideal.


As crianças começam a ter contacto hoje em dia com o Andebol mais cedo do que há uns anos atrás, isto não porque tenham surgido reformas curriculares ao nível dos programas de Educação Física, mas principalmente através do esforço das colectividades, Associações, Autarquias e Federação no sentido de os jovens terem um contacto mais precoce com a modalidade.


Para a criança o desporto não surge como um fim mas um meio para o desenvolvimento psico-social. Por outro lado não nos podemos esquecer que qualquer orientação desportiva tem de ter em vista a alta competição.


Caracterização do Planeamento do jovem atleta


O treino do jovem atleta tem objectivos intimamente ligados à sua formação desportiva e não a aspectos competitivos ou de rendimento. È um processo a longo prazo onde a ansiedade de resultados poderá comprometer todo o processo.


No andebol o máximo rendimento desportivo situa-se acima dos 20 anos, logo existe um período bastante alargado de preparação.


O planeamento a longo prazo assenta em pressupostos pedagógicos (aumento do rendimento desportivo futuro, baseado em parâmetros básicos da aprendizagem e desenvolvimento do jovem) e metodológicos (controlo das valorizações especificas; organização racional dos meios e dos métodos).


O rendimento máximo só é obtido quando os meios e as bases são correctamente aplicados na infância e na adolescência.


O treino individualizado ou por grupos de nível deverá prevalecer em detrimento do colectivismo técnico.


Estaremos a cair no erro de trabalhar para alguém que não existe. Por outro lado estamos a criar sistemas homogéneos, limitando a evolução dos melhores em detrimento dos fracos.


Hoje em dia o planeamento do treino no jovem assume características multilaterais, assentando em princípios de aprendizagem e desenvolvimento de qualidades e tarefas motoras múltiplas.


No entanto essa característica vai-se perdendo com o tempo principalmente após a entrada na fase da especialização profunda. O treino começa a ganhar formas mais unilaterais. No entanto o principio da multi-lateralidade deverá estar sempre presente poisos transferes são importantes nas principais modalidades colectivas.


Continua...


Carlos Alberto Pereira


Licenciado em Educação Física


Treinador de Andebol da AD Afifense

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