quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Opinião F: Porquê Fisioterapia no Desporto?*

Numa altura em que a actividade desportiva, tanto amadora como profissional, enquanto actividade de lazer ou de competição, vai conquistando cada vez mais adeptos por motivos tão diversos como questões de saúde, prazer pela prática desportiva, meio de relaxamento e socialização ou meramente por interesse pessoal, é importante termos consciência que, apesar dos muitos benefícios que traz a quem a pratica, a actividade desportiva traz também associado o risco de lesões. E é deste risco associado à actividade desportiva, que advém a importância da fisioterapia no desporto.

(foto: Fisiogaspar)
A fisioterapia no desporto é uma das áreas de actividade do fisioterapeuta, que inclui na sua intervenção, os primeiros socorros, a prevenção, diagnóstico e tratamento de lesões, tanto em desportistas ocasionais como naqueles em que é exigido um elevado nível de desempenho. A sua importância centra-se sobretudo na introdução de medidas preventivas, desde a utilização de meios externos de protecção (ortóteses e ligaduras funcionais), à implementação de programas de treino proprioceptivo. Tal facto é sustentado pelos vários estudos científicos que comprovam uma diminuição do tempo de paragem dos atletas após lesão, a sua integração progressiva no treino, entres outros factores que demonstram a importância da fisioterapia no desporto, como método de melhorar o rendimento individual e colectivo.

É assim natural, o aumento do número de fisioterapeutas no desporto a que se têm assistido nos últimos anos em Portugal, quer ao nível da sua distribuição geográfica, quer também pelas diversas modalidades desportivas, sendo cada vez mais reconhecido o seu contributo, como intervenção indispensável e específica no meio desportivo.

Contudo é importante questionarmo-nos se haverá ou não simetria no número de fisioterapeutas entre actividades amadoras e profissionais. Mais ainda, sabendo da importância destes profissionais, não seria essencial todas as equipas disporem deste apoio?

*Ft. Sara Farias

Licenciada em Fisioterapia pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.