quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Opinião A: Visão sobre o futsal vianense*

Foi-me lançado o desafio para falar sobre o nosso futsal, obviamente que só falarei do que conheço ou seja o futsal masculino. Isto não é “machismo” mas de facto só tenho acompanhado o masculino, não quero dizer com isto que não goste do feminino, lá chegará o dia.

Como é do conhecimento daqueles que comigo privam neste mundo do “nosso futsal”que não concordo com este modelo. Já o tenho manifestado junto dos altos responsáveis do futsal em Viana do Castelo, mas parece que toda a gente está acomodada debaixo de um chapéu chamado regulamentos, pergunto eu: Será que não se podem alterar regulamentos? Na minha modesta opinião acho que sim. Vejamos o que está a acontecer no futsal de formação (juniores): um campeonato com cinco equipas! Mas que formação é esta? E até aos juniores, o que se faz? Será que os juniores sem percurso futsalista têm entrada nas equipas seniores? É óbvio que não, só se forem mesmo “bons”. Já agora que formação tem o feminino? Que modelo é este Taça Nacional, quer para os juniores, quer para o feminino? Haverá alguma equipa que resista aos colossos do futsal. Pedagogicamente isto não é benéfico para os nossos jovens. Que trabalho tem sido feito pela AFVC junto dos clubes que estão a competir no Distrital de Viana do Castelo (para não falar dos que estão no Nacional e os que já por lá passaram) no sentido de verem com “olhos de ver” a questão da formação, ou será que a evolução do nosso futsal não passará por aí? Serão os “incentivos” suficientes para que a máquina comece a funcionar, ou continuaremos a ser o “parente pobre do futebol? Uma aplauso muito forte aos clubes que vão fazendo alguma coisa em prol da formação (ADCAnha, ADCAlvarães, Ambos os Rios, Nogueirense, Paço do Lima).

Falar agora um bocado do futsal sénior, importa dizer que felizmente já se começa a ver um campeonato competitivo, se calhar pelo facto de terem entrado mais equipas, o que permite uma maior distribuição no plano distrital, dando também uma grande partilha de metodologias de trabalho, troca de experiências, etc. No entanto, continuo a não concordar com este método de campeonato. Não seria óptimo aproximar o campeonato distrital do campeonato nacional? Veja-se o que aconteceu na época 2008/2009, a partir da segunda volta o campeonato deixou de ter interesse. Não seria melhor aplicar um “Play Off”. Digam lá se o campeonato não teria outro interesse, e já agora, estaríamos a aproximá-lo do nacional. Reparem nas outras Associações.

Não quero com isto “Mudar o Mundo” mas quero contribuir para a “Mudança”.

Um excelente 2010,

Um abraço do *Agostinho Silva

Treinador de futsal da ADC Anha, autor do blogue Mais Futsal em Viana do Castelo

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.