quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Hóquei: Juventude afunda embarcação Oliveirense com oito tiros

A apresentação das equipas
A Juventude de Viana ascendeu provisoriamente ao 3º lugar do campeonato da 1ª divisão de hóquei em patins, em igualdade pontual com o FC Porto e Valongo. A equipa de Pedro Sampaio, jogando em casa, impôs na terceira jornada do campeonato, uma derrota difícil de digerir à Oliveirense, favorita à partida, e que veio a Viana ser derrotada por 8-6.

O desalento da equipa visitante ficou bem visível na conferência de imprensa de Nuno Resende, onde o técnico dos visitantes espelhou surpresa, mas resignação. Nesta partida, a Juventude de Viana foi mais forte, jogando com nervosismo e desatenção do adversário que queria posse de bola. Por seu lado, Pedro Sampaio, técnico da Juventude, não só se mostrou feliz e confiante nos jogadores, como sublinhou ter traçado uma estratégia onde a posse de bola não era o objectivo.

Uma primeira parte que deu X

No desenrolar do jogo a Juventude foi a primeira a marcar por intermédio de Diogo Fernandes, quando nem o primeiro minuto estava cumprido. Fruto das ausências de Centeno, João Pinto e Nery
, que se encontram temporariamente em Angola com aprovação do clube vianense, Diogo Fernandes e Luís Viana foram os navegadores desta caravela. Luís Viana parecia ‘el comandante’ que dizia para os colegas: “baliza à vista companheiros”.

Porém, fruto da circulação de bola, a Oliveirense acabou por igualar o marcador (1-1) aos 7m e dar mesmo a volta ao resultado (1-2). Num jogo com poucas faltas ou bolas paradas, foi de um penalty que Luís Viana repôs a ordem na casa (2-2). O coração dos vianenses parou porque a primeira conversão foi anulada e a incógnita era saber se Viana ia voltar a pôr a bola no fundo da rede.

Coube ao jovem Gustavo Lima, quebrar o gelo e colocar na mira a viragem do resultado (3-2). A Juventude dominava o placard, mas Nuno Félix foi chamado a repousar dois minutos por ver a cartolina azul e a Oliveirense chegou ao empate (3-3) e passou para a frente do marcador, pela última vez (3-4). Luís Viana de bola parada empatou novamente e colocou o adversário num jogo de nervos. Ao intervalo registava-se 4-4.

Equipa da Juventude em missão defensiva
A conquista dos três pontos

Na segunda metade do encontro Félix, que fora infeliz na primeira parte, acabou por se redimir e ter a oportunidade de marcar o 5º e o 6º golos da Juventude, apesar de a Oliveirense até ter conseguido novo empate (5-5). Se a Juventude estava melhor também o deveu a um gigante neste mar, Jorge Correia. Defendeu o que podia e o que não se pensava ser possível ajudando a equipa a segurar o resultado (6-5).

Diogo acertava nos ferros da baliza adversária e o jovem Gustavo fazia bis quando faltavam jogar 12 minutos no segundo tempo (7-5). O pupilo de Pedro Sampaio colocou as bancadas ao rubro com um tiro quase do meio da praça. Não lhe cantaram os parabéns, mas correram-no a grande salva de palmas.

Pedro Sampaio pedia, nesta altura, calma ao seus jogadores, mas os da Oliveirense, em esforço, ainda assustaram a equipa vianense marcando o 6º golo. Tanto que acertou nos postes que mesmo a chegar a terra, faltando 0.49s para o fim, Diogo sentenciou a conquista dos três pontos (8-6).

Juventude de Viana
Cinco inicial: Jorge Correia, Luís Viana (2), Diogo Fernandes (2), Nuno Félix (2), Joel Coelho
Jogaram ainda: Gustavo Lima (2), Jorge Vieira
Treinador: Pedro Sampaio

Marisa Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.