sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Canoagem: Descida internacional do Rio Lima da DKC ajudou a Rio Neiva

Foto: DKC
Foto: DKC
Pela primeira vez a Darque Kayak Clube (DKC) propôs-se a organizar uma descida internacional do Rio Lima, desde Geraz do Lima até Darque, num total de 10km. Aderiram ao desafio clubes e amadores, podendo dizer-se que a grande vencedora foi a Rio Neiva que até levou um K1 para casa. 

A pontuação não era a principal preocupação dos organizadores que se focaram mais nas condições de segurança dos 60 participantes, asseguradas pela Cruz Vermelha Portuguesa em terra e em mar, inclusive com um plano de resgate.

Nesta prova pioneira, na vertente de competição por clubes, a Rio Neiva Associação de Defesa do Ambiente foi a melhor classificada. Em 2º lugar ficou o Clube Náutico de Montemor, sendo que, em 3º, ficou o clube organi
zador, a DKC. Ainda da tabela classificativa constam o Clube Náutico do Funchal (4º classificado) e os Castores do Arade, de Portimão, (5º classificado).

Por coincidência, a primeira classificada, Rio Neiva, foi ainda premiada com a doação de uma embarcação K1 nova por iniciativa solidária dos participantes. Lembre-se que o este clube foi afetado por um incêndio que levou instalações e embarcações.

Esta prova funcionou como descida teste para a competição internacional, “price money”, que a DKC vai organizar no próximo ano, onde os estrangeiros não vão ser só em lazer, mas ainda a competir.

Apesar de o financiamento tardio ter levado ao adiamento da prova por duas vezes o presidente Américo Castro lembrou que “uma participação acima dos 50 era sempre positiva. A descida internacional tem que ganhar peso e prestígio”.


Marisa Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.