quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Surf: Projeto Náutica nas Escolas já começou no Surf

foto: SCV
A Surfing School já iniciou a sua programação de Outono/Inverno, com destaque para a formação de surf e bodyboard nas componentes teórica e prática para alunos de agrupamentos escolares de Viana do Castelo. Acolhe, semanalmente, no CAR Surf quatro grupos escolares totalizando cerca de 100 jovens.

Desde que o SCV está sedeado no CAR Surf, desenvolveu formação pontual de surf e de bodyboard para 496 jovens e adultos, oriundos de escolas, grupos escolares, associações, empresas, programa Erasmus, atletas de outras modalidades e pessoas portadoras de deficiência.

Esta formação arrancou neste ano letivo e resulta do projeto Náutica nas Escolas, da Câmara Municipal de Viana do Castelo, que inclui a realização de aulas de surf, canoagem, remo e vela, enquanto atividades letivas curriculares nas disciplinas de Educação Física. Estas aulas, que resultam da congregação das vontades dos agrupamentos escolares, dos clubes náuticos do concelho e do município, estão a ser desenvolvidas nos centros náuticos de remo, canoagem e vela e no Centro de Alto Rendimento de Surf, equipamentos modernos com excelentes condições para o ensino e aprendizagem.

É intenção do SCV que os formandos, além da prática desportiva, melhorem a sua sensibilidade e conhecimento pelo meio marinho, bem como potenciem a sua condição de futuros atletas e membros do clube.

“É sem dúvida um projeto inovador em Portugal e que, certamente, dará frutos na relação dos jovens com o mar. Seria ótimo se fosse replicado por outros municípios”, diz João Zamith.

Também merece destaque o Programa Surf Regular, que abrange desde a iniciação à modalidade até ao alto rendimento e é direcionado para várias idades. Terá início a 2 de novembro e acontecerá vários dias da semana. Desde €30,00/mês, acede-se a quatro aulas, incluindo o material necessário e acompanhamento por treinadores reconhecidos pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.