quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Dito e Feito: O desporto dava um filme...

Os vianenses estão esta semana mais contentes. Se não estão, não é o que transmitem. Está de regresso ao Estação Viana o cinema. Ainda nem há um ano foi morto, mas a Cineplace fez por o ressuscitar. Ainda bem!

É com agrado que as pessoas vêm este regresso e, por isso, os likes como que se vão multiplicando nas redes sociais. Para a generalidade, era inconcebível Viana do Castelo não ter cinema. Nos últimos meses muitos fizeram mais de 50km para ir a Braga ver os filmes que faziam o imaginário ser uma realidade por alguns momentos.

O que tem isto a ver com desporto? Tudo e nada. Cultura e desporto são distintos, mas o comportamento das pessoas é o que interessa focar. Sabemos que os bilhetes de cinema estão normalmente bem acima de 5€.

No desporto muitos são os casos em que nem bilhetes são cobrados à entrada e, quando são, tem a ver com a sustentabilidade das equipas. O que acontece é que os espetadores são normalmente poucos.

Esquecemo-nos, porém, que o desporto é como um filme só que os protagonistas é que trazem histórias e criam história e não é imaginação por apenas uma hora. Os seus feitos ficam registados no tempo, muitos sacrifícios que fazem para poder jogar, muito sofrimento e muitas alegrias. O desporto continua a ter esta magia de ser um filme muito polivalente com momentos de tragédia, comédia, românticos, ficção e suspense...

Neste tempo em que não houve cinema, em vez de as pessoas se lamentarem, afinal havia uma boa solução: era só se predisporem a participar num qualquer evento de desporto e iam ver que o cinema estava bem mais perto do que pensavam.

Com ou sem bilhete, importa que os vianenses não deixem os clubes e os atletas esmorecer em tempos exigentes e difíceis. Paremos um momento e pensemos: e se um dia tivéssemos de perguntar: O que é feito do desporto em Viana? Ou ainda melhor, o que eu fiz pelo desporto em Viana?

O desfecho desta película passará sempre pelas nossas mãos...cada um com um contributo único e especial.

Marisa Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.