quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Hóquei: Check-up aos reforços da Juventude

Os reforços da Juventude de Viana para a época de 2013/14 não são meros desconhecidos e apenas Anderson Silva (Nery) não ingressou na seleção nacional nem aqueceu o stick no jogo de apresentação da Juventude. Depois de Luís Viana (Portugal), André Centeno e João Pinto (Angola) mostrarem serviço nas respectivas seleções nacionais, no mundial de hóquei de Angola, Pedro Sampaio pô-los a mostrarem o que valem no cinco inicial frente ao Valongo. Estes três reforços deixaram bons indicadores e muito do jogo que se assistiu no pavilhão de Monserrate passou pelo stick dos mesmos.

Luís Viana, natural de Viana do Castelo, retorna com o título de goleador e fez por prová-lo neste jogo. O ex jogador do Benfica, com 37 anos, foi um verdadeiro artilheiro na frente de ataque. Muito rápido, com boa leitura de jogo e pontaria, não foi à toa que Luís marcou 6 dos 9 golos da Juventude. O experiente jogador, internacional desde as camadas jovens, passou pelo Óquei de Barcelos, Infante de Sagres, Bassano (Itália), Juventude de Viana e Benfica, chega na altura em que a equipa de Viana regressa ao escalão principal do hóquei. De 2008 a 2010, o mesmo jogador acompanhou a Juventude na campanha da primeira divisão e conseguiu ser, nessas duas épocas, finalista do campeonato nacional. Sem dúvida é um bom presságio porque se a veia goleadora do jogador se mantém, agora resta esperar pela prestação da Juventude.

André Centeno não é também uma estranho para o público vianense. O defesa/médio deixou a Juventude em 2010/11 e espera-se que seja uma barreira nos últimos dois terços do campo. Pressionante e irrequieto, o jogador tentou lançar sempre que pôde a bola na frente de ataque. Um bom desempenho deste reforço que troca o cantar do galo pela “laranja mágica” da Princesa do Lima.

João Pinto fez, primeiramente, dupla de ataque com Luís Viana e, depois, com Diogo Fernandes. Contando uma experiência no Lodi de Itália, o internacional angolano regressa a Portugal onde teve passagem pelo FC Porto (o período de formação), Oliveirense, Espinho, Barcelos. Na apresentação aos vianenses o internacional também marcou um golo. João Pinto tanto ajudou os colegas na defesa como corria para a frente de ataque.

Apesar de os treinos ainda não serem muitos para dizer que a equipa está totalmente entrosada, a Juventude começa a criar um bom entendimento entre os jogadores na tática de jogo. Nota-se uma forma de jogar diferente, mais ao nível da I divisão, com um ritmo mais acelerado, pressão muito em cima do adversário e onde têm de se evitar os erros que se pagam caros. A defesa foi mesmo onde se deram as maiores brechas.

A maior incógnita no meio dos reforços é Anderson Silva, mais conhecido por "Nery", que fez a época de 2011/12 nos Juniores de Barcelos. Encontra-se em Portugal ao abrigo de um protocolo entre o Óquei de Barcelos e a Federação Angolana de Patinagem que permite ao jovem jogador fazer a formação técnica e desportiva e ainda académica em terras lusas. Na época passada saltou para os seniores do Limianos e passou pelo período difícil que culminou com a extinção da equipa sénior, mas deixou-o livre para assinar por outro clube. Não foi usado muitas vezes como arma principal e este avançado nem conta com grande número de golos, no entanto chegou a fazer a diferença com golos em momentos chave. Não chega com rótulo de goleador, porém ainda não houve oportunidade de ver Nery jogar com as cores da Juventude.

Não esqueçamos, ainda, que da época transacta resistem a jóias da coroa vianense. Joel Coelho, Diogo Fernandes, Gustavo Lima, Leonardo Pais, Nuno Felix, Nuno Almeida, Jorge Vieira, Jorge Correia, João Pedro são importantes jogadores para a Juventude atingir os seus objectivos e dão, sem dúvida, um leque abrangente de escolhas com qualidade ao treinador Pedro Sampaio.



Marisa Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.