domingo, 13 de outubro de 2013

Automobilismo: Peritos das manobras reuniram-se em Viana do Castelo

Pela quarta vez nos últimos quinze anos, o Viana Motor Clube (VMC) trouxe até Viana do Castelo uma prova Slalom com a Taça de Viana do Castelo. Mesmo sem vianenses de gema a competir, a prova decorreu no coração do alto Minho que já andou a mais velocidade na modalidade.

O “gosto pelos desportos motorizados” foi o que levou o VMC a organizar esta prova que contou com o apoio da Câmara Municipal de Viana, cujo representante não se escusou a estar presente e a entregar os prémios aos participantes. Também o Motor Clube de Barcelos deu uma ajuda na realização do evento.

Os resistentes no público foram muito poucos, mas a chuva teve a sua quota parte, até mesmo para o número total de participantes, 14.

Debaixo dos guarda-chuvas ou das barracas, os resistentes, mesmo assim encharcados, foram admirando as manobras e tecendo comentários aos participantes. Apesar do tempo adverso os pilotos - essencialmente de Monção, Valença, Maia e Vila Verde - deixaram boas fotografias com a água a passar entre as jantes e a dar shows nas manobras.

Em Viana, os irmãos Borges puseram um travão na prestação dos outros concorrentes já que conquistaram os dois primeiros lugares da geral. António Borges, classe 6, foi o que teve mais perícia a bordo de um Lotus com o melhor tempo de 0:45,411, sendo seguido por Paulo Borges, classe 4, num Honda, com o tempo de 0:47,987 (conseguido no tempo de repetição que decorreu na parte da tarde). Em 3º da geral ficou Luís Silva, classe 1, num Mini, com o melhor tempo a cifrar-se nos 0:48,984.

“Viana sempre esteve ligada às perícias e há alguns carros nas garagens”, foi a salvaguarda de João, vice presidente do VMC, que espera assim ver a competição novamente em Viana e aí com o fumo na pista a ser motivo de festa, como sinal do regresso dos vianenses.

Esta foi a 6ª prova de um troféu de perícias do Alto Minho que já passou por Arcos de Valdevez, Melgaço, Monção, Vila Nova de Cerveira, Valença e, agora, Viana do Castelo. A última prova decorre em Barcelos a 27 de Outubro.

A treze de outubro, Viana foi curiosamente uma cidade sobre rodas e local de “peregrinação” para os amantes dos automóveis. Neste dia o Clube Minho Clássico celebrou o seu 3º aniversário com uma visita ao navio Gil Eanes, ao Museu do Traje, fazendo depois desfilar estas relíquias antigas pela cidade rumo à quinta para o convívio, em Fontão.

Aqueçam os motores para o II Rali de Viana

Porém, os carros não poder todos recolher às garagens uma vez que no próxima sexta e sábado, 25 e 26 de outubro respetivamente, ocorre o II Rali de Viana do Castelo organizado pelo Clube Automóvel de Santo Tirso e pela Câmara Municipal de Viana.

No dia 25, à noite, realiza-se uma Super Especial no centro da cidade sendo o dia seguinte reservado para a tripla passagem pelas classificativas de São Salvador da Torre / Amonde e Montaria / Gondar. A encerrar o rali os concorrentes irão disputar nova passagem pela Super Especial situada em pleno coração da cidade que dá nome à prova.

Marisa Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.