quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Volta a Portugal: Efapel-Glassdrive poupa esforços para atacar na Torre

Foto: Volta a Portugal Oficial
A 6ª etapa da Volta a Portugal foi ganha pelo francês Maxime Daniel (Sojasun) com um “sprint” em Castelo Branco.

Durante muitos quilómetros, a fuga de Carlos Oyarzun (Louletano-Dunas Douradas) e Amaro Antunes (Ceramica Flaminia-Fondriest) conseguiu aguentar isolada na frente da corrida, mas a equipa da Caja Rural – que ambicionava dar a segunda vitória ao português Manuel Cardoso – imprimiu um ritmo forte no comando do pelotão. 

E se o esforço de uns é o descanso de outros, pode dizer-se que a Efapel-Glassdrive teve uma etapa bastante tranquila. Sem pressões para anular a fuga e pressionada a poupar forças para os desafios que se avizinham, a formação de Rui Sousa e César Fonte cumpriu o objetivo principal: manter o ciclista barroselense com o mesmo tempo que o camisola amarela (Sergio Pardilla, da MTN-Qhubeka).

A classificação geral continua, portanto, inalterada, com Rui Sousa na 2ª posição e César Fonte no 8º lugar, a 39 segundos do líder.

A Torre de todas as decisões

Se no Xadrez, a torre é apenas uma peça que ajuda a alcançar o xeque-mate, na Volta a Portugal, a Torre assume o papel de Rei. A estratégia decisiva começará a ser jogada esta quinta-feira, no dia em que o pelotão português coloca o primeiro pé na tão temida montanha.

A 7ª etapa parte das Termas de Monfortinho e, após 176,3 quilómetros, chegará a Gouveia. Durante o percurso, o pelotão enfrenta três metas volantes e três Prémios de Montanha, um em Idanha-a-Nova de 4ª categoria, outro nas Penhas Douradas de 2ª categoria e o último nas Penhas da Saúde de 1ª categoria, que servirá de “aquecimento” para a dura etapa de sexta-feira.

A 8ª etapa será a rainha de todas as decisões, mas esta quinta-feira ajudará – tal como aconteceu na etapa da senhora da Graça – a decidir quem assume os lugares cimeiros da classificação geral.


Fabíola Maciel

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.