quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Volta a Portugal: Afinem as bicicletas que agora é a sério


A Volta de Diamante teve hoje a primeira pedalada em pleno coração da cidade de Lisboa. Muitos foram os aplausos e os sorrisos dos aficionados do ciclismo, mas também dos turistas que passavam. Esses viam uma mancha cor-de-rosa a passar e perguntavam: “E estes quem são?”. Com a resposta na ponta da língua, um lisboeta vestido a rigor diz: “Esta é a Efapel-Glassdrive, a melhor equipa portuguesa”. 



Não passam despercebidos os ciclistas vianenses que vão disputar a prova rainha do ciclismo até 18 de agosto. Ao DEV, Rui Sousa garantiu estar em “perfeitas condições” para arrecadar a camisola amarela e admitiu ter “algum nervosismo” apesar da longa experiência. 

“Sei que é difícil, mas espero no dia 18 vestir a amarela”, confessou. Sobre o prólogo, o ciclista vianense disse não ter “um percurso muito agradável, que proporciona quedas”, mas vincou que o objetivo “era dar espetáculo”.

Ao seu lado esteve e estará César Fonte. Depois de ter vencido uma etapa no ano passado, o corredor de Vila Franca do Lima quer repetir o feito e, por isso, “sempre que tiver oportunidade” será aproveitada. “Viana é uma delas”, revelou ao DEV.

A meta mais importante é ajudar o conterrâneo a vencer e, segundo César Fonte, há condições para que tal aconteça: “Olho para o Rui e vejo que está muito bem. Acredito que é este o ano do Rui.”

A Efapel-Glassdrive foi a melhor equipa portuguesa no prológo e encontra-se a 11 segundos da Cycling de Rijke/Shanks, que foi a mais rápida e deu a camisola amarela a Christoph Pfingsten. 



A mais longa etapa da Volta 


Dizem os especialistas que, este ano, a Volta a Portugal, exige mais esforço dos ciclistas. Neste sentido, a 1ª etapa é também a mais longa. Do Bombarral a Aveiro serão percorridos 203,3 quilómetros. Este primeiro dia de etapa conta com três Prémios Volante e um Prémio de Montanha de 4ª categoria.

Ao contrário das edições anteriores, o sistema de bonificações foi eliminado das contagens, pelo que os tempos contados serão os reais.


Fabíola Maciel

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.