quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Volta à Portugal: Maratona da volta termina com César a dançar o “kankan” na 8ª posição



Na chegada a Aveiro, o russo Alexander Serov foi o herói da primeira etapa da volta. Numa longa jornada, onde foram percorridos perto de 203km, o ciclista da Cervelo fugiu na derradeira curva e, com a meta à vista, ergueu os braços para festejar a sua quinta vitória na carreira. Entre os vianenses, grande destaque para César Fonte que conquistou o oitavo lugar, com o mesmo registo do vencedor. Rui Sousa foi 47º, com o mesmo tempo que o pelotão

O forte vento condicionou a ação dos ciclistas, numa tirada que se desenrolou a baixo ritmo. Ishanov (Astana) e Van Zandbeek (Team de Rijke) animaram o início da corrida, dividindo entre si os pontos da meta volante nas Caldas da Rainha e o prémio da montanha, na Nazaré. A fuga seria anulada, com Adrian Lopez e Walter Silva a saltarem para a cabeça da corrida, uma fuga que viria a ser novamente anulada, desta feita, com a colaboração da Efapel que trabalhou na frente do pelotão. 

Na luta pela amarela, tudo na mesma, com Christoph Pfingsten (Team Rijke) a liderar a prova. César Fonte e Rui Sousa mantêm-se perto, a 11 segundos de distância do alemão. Fábio Silvestre (Leopard Trek) é o melhor jovem. Alexander Serov lidera a competição dos pontos e Roman Van Zandbeek enverga a camisola de líder da montanha, enquanto a Team Rijke-Shanks lidera colectivamente. 

Dupla Chegada a Santa Luzia 

Esta sexta, regressam à Princesa do Lima as emoções da volta. Refira-se que Santa Luzia acolherá duas chegadas. A primeira, a acontecer pelas 16 horas, será referente à Volta à Portugal do Futuro, prova destinada a atletas cadetes, com idades entre os 18 e os 23 anos. Os mais “graúdos”, onde se espera que César Fonte e Rui Sousa possam dar nas vistas, deverão cortar a meta pelas 17h20. 

Numa etapa com partida de Oliveira de Azeméis, com extensão de 187,2km, os ciclistas entrarão em Viana pela Ponte Eiffel. Até lá seguirão pela estrada nacional 13, desfilando, entre outros locais, por Barroselas. Haverá três metas volantes (Vila Nova de Gaia, Trofa e Póvoa do Varzim) e duas contagens de montanha: a primeira em S. Pedro da Cova (4ª categoria) e o Alto de Santa Luzia, de 3ª categoria. 

João Cerqueira Santo

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.