quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Cerimónia das Distinções do Desporto em Viana com todos os vencedores presentes



Uma cerimónia simples e uma sala composta serviram para a equipa do Desporto em Viana entregar a materialização das distinções que levou a cabo. Numa noite de glória, a escola Desportiva de Viana, Nuno Lima (AD Barroselas), Sérgio Marinho (CB Viana), Juliana Freixo (EDV), José Silva (CB Viana) e Rui Lavarinhas passaram pela carpete vermelha em representação daquilo que melhor foi feito nesta época pelo desporto vianense. O palco foi o auditório da ACEP (Associação Cultural e de Educação Popular) da Meadela, a 30 de Julho.

Com cerca de 60 pessoas na sala, abriu a cerimónia o vereador do Desporto da Câmara Municipal, eng. Vítor Lemos. Nas palavras dirigidas à assistência não deixou de sublinhar o esforço e trabalho feitos por “esta equipa dinâmica”, como apelidou. O autarca esteve esta época presente nos vários eventos que a equipa do Desporto em Viana foi desenvolvendo. “Só tinha de estar presente”, destacou, manifestando ainda o agrado por este projeto ambicioso, com equipa jovem, poucos recursos, mas que continua firme e produz bons frutos.


Este manifestação de apreço foi sendo reiterada pelos vários vencedores nos discursos de consagração. Entre os agradecimento a familiares, amigos e apoiantes, todos foram também dando os parabéns ao Desporto em Viana pela saudável iniciativa.


Uma competição fora dos campos ou pavilhões, porém que relembrou os feitos de cada um dos atletas distinguidos, não só atletas, mas ainda colectividades.



Vencedores enaltecem a iniciativa 


A primeira a receber a moldura e as flores de vitória foi a Escola Desportiva de Viana (EDV), entregues nas mãos do presidente, Rui Jorge Silva. O mesmo não deixou de enfatizar o esforço que os clubes têm de fazer para manter a dinâmica e possibilitar aos atletas começarem, desde tenra idade, a trilhar o caminho como desportistas. À parte das dificuldades manifestou o orgulho de ver premiada a EDV como clube do ano uma vez que mobiliza centenas de atletas nas várias modalidades. O prémio sendo de um clube tem, portanto, vários destinatários. “Parabéns a toda uma vasta equipa de trabalho séria e extremamente competente composta por diretores, seccionistas, treinadores e atletas. Obrigado mais uma vez a todo o apoio incondicional de todos os pais e familiares que suportam todo este enorme projeto de Formação Desportiva”, exteriorizou o dirigente.


Do geral para o particular, a EDV voltou a ser chamada à ribalta com a atleta Juliana Freixo que foi eleita como atleta feminina do ano. Grata ao clube e aos que a rodeiam deixou uma palavra mais. “Quero agradecer a todos que votaram e à equipa do DEV por nos proporcionar este tipo de iniciativas”.


O primeiro vencedor masculino da noite a discursar foi Nuno Lima. O treinador agradeceu “o trabalho de todos os colaboradores de equipa que é imenso e intenso”. Ao mesmo tempo o treinador explicou o benefício do desporto junto das crianças e jovens, desviando-os de “ocupações menos boas”. Por isso a dedicatória foi direitinha para os atletas que treinou ao longo dos anos. “Sem eles não seria possível. Eles acreditam em mim, possibilitando manter a< minha personalidade e forma vincada de ser sério”.


Sérgio Marinho também subiu ao palco para receber o prémio de atleta revelação. Sem a bola de basquetebol na mão, o atleta do CB Viana tremeu um pouco. No entanto foi directo e sintético no assunto. “Quero agradecer a todos os que votaram. É uma honra receber o prémio porque é uma recompensa do trabalho, esforço e sacrifício”.


Sacrifício que foi novamente atentado por um colega de equipa com um percurso bem mais longo na modalidade. José Silva, do CB Viana, levou a distinção de atleta masculino do ano. Já com muitos anos de basquetebol, e já que é um desporto de equipa, o atleta agradeceu a todos os que ajudaram e fizeram com que ele pudesse estar ali. Além do geral, José foi bem particular ao dar um agradecimento especial aos pais ali presentes. “É um orgulho que sinto ter aqui presentes os meus pais que muito passaram durante os meus 20 e muitos anos de basket. Ninguém sofreu tanto como eles com as minhas lesões, ausência e frustrações”.


O repto que José driblou para a assistência foi bem pertinente: “Nunca deixem de apoiar, divulgar e ajudar quem divulga. Nunca deixem de participar e aparecer naquilo que é feito no Desporto de Viana do Castelo”.


Em prol do desporto, a equipa organizadora das distinções decidiu atribuir a Rui Lavarinhas uma menção honrosa por tudo o que fez, e continua a fazer, pelo Desporto Vianense. Com modéstia, o atleta de duas rodas pedalou para chegar a todos os que trabalham no desporto. “Não é prémio meu embora me tenham atribuído. É um prémio para todas as pessoas que trabalham e apoiam o desporto - clubes, instituições, patrocinadores, famílias e a toda a gente que acompanha o desporto e faz com que seja falado no dia a dia”.


A terminar uma cerimónia breve e cheia de simbolismo, Lavarinhas, o mais velho entre os nomeados, deixou os parabéns ao DEV pela iniciativa e “que seja para durar mais anos. Que estejamos cá para o ano e que hajam mais prémios”.


De resto este desejo era transversal e por isso, José Ribeiro, em representação do projecto, deixou a promessa de o DEV continuar a fazer tudo pelo desporto em Viana. “Para o ano algo há-de acontecer”, garantiu.


Marisa Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.