terça-feira, 6 de agosto de 2013

Ciclismo: Volta a Portugal: Alto e pára o baile que a Volta de Diamante vai começar




Há quem pense que o número treze se associa ao azar. Há quem diga que é o seu número da sorte. Mas, seja supersticioso ou não, 2013 é o ano da 75ª edição da Volta a Portugal.

2013 é também o ano em que o vianense Rui Sousa assume a liderança da Efapel/Glassdrive e passa a ser, indubitavelmente, um dos favoritos à conquista da ambicionada camisola amarela. Depois de ter sofrido alguns percalços durante a época – o acidente em dezembro provocou um mês de paragem -, o barroselense enfrenta a prova rainha sem medos.

Ao DEV, Rui Sousa revelou que nunca na sua longa carreira se sentiu tão motivado como este ano e garantiu que, quer a nível físico como psicológico, se encontra nas condições ideais para envergar a camisola amarela na última subida ao pódio.

Para alcançar este objetivo, Rui Sousa terá ao seu lado outro vianense que, durante a época, carimbou o seu nome em grandes provas do ciclismo nacional e internacional. Ainda jovem, mas com muita garra, César Fonte fará o possível e o impossível para ajudar o conterrâneo a realizar o sonho da sua vida.

Depois de ter vencido uma etapa na última edição da Volta a Portugal, o ciclista de Vila Franca do Lima ambiciona repetir o feito e promete estar na luta pela conquista do Monte de Santa Luzia.

A chegada à Princesa do Lima garante um espetáculo desportivo, mas também paisagístico. Sob o olhar atento dos vianenses, o pelotão subirá cerca de três quilómetros até vislumbrar o rio Lima.

Um por todos e todos por um

A 75ª Volta a Portugal começa com um prólogo de cinco quilómetros por equipas. A primeira pedalada será dada amanhã em Lisboa, às 14h30, e a última formação partirá às 17h20. Terminado o “aquecimento”, a caravana ruma ao norte do país, onde passará a primeira fase da etapa rainha do ciclismo. Depois do dia de descanso, a 13 de agosto, o pelotão regressa à estrada para enfrentar as derradeiras emoções na luta pela vitória final. A prova termina a 18 de agosto, em Viseu, onde será coroado o vencedor da Volta de Diamante.







Fabíola Maciel

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.