segunda-feira, 22 de julho de 2013

Atletismo: Miguel e Heitor no pódio do 1º grande prémio em Serreleis

Serreleis recebeu o 1º grande prémio, atletismo e caminhada, de S. Pedro e S. Paulo, este Domingo. No evento marcaram presença diversas figuras do atletismo nacional. Inclusivamente Ricardo Ribas, do SL Benfica, foi o vencedor da prova de juniores/seniores, seguido pelos vianenses Miguel Ribeiro (Olímpico Vianense) e Heitor Oliveira (Cyclones).

A manhã foi preenchida com as diversas provas de benjamins, infantis, iniciados, juvenis, veteranos, Juniores e seniores. Além disso ainda houve uma caminhada com cerca de meia centena de pessoas cuja receita reverteu a favor da liga portuguesa contra o cancro, 100€ precisamente.

Dos mais novos aos mais velhos, todos deram o seu melhor. Porém a corrida de juniores e seniores era aguardada com muita expectativa, ainda para mais por se encontrarem no terreno figuras de renome no panorama do atletismo nacional. Na plateia a campeã da Europa, em 2012, Dulce Félix, acompanhou e torceu por Ricardo Ribas e Doroteia Peixoto.

“Vim para dar o meu apoio. É importante começarem a divulgar mais o atletismo porque cada vez mais a modalidade fica mais esquecida”, justificou a presença a campeã. Curioso foi que ambas as suas apostas acabaram por ser os vencedores do 1º grande prémio.

“Nunca é fácil ganhar, o percurso e os problemas podem surgir. A vitória foi bem discutida. É de realçar a organização e o percurso é interessante”, avaliou o atleta que pôs as cores do Benfica a percorrer as ruas de Serreleis.

Logo atrás de Ricardo chegou o atleta do Olímpico Vianense Miguel Ribeiro. Em avaliações de forma física coincidentes o lisboeta e o vianense mostram acordo em que Ricardo atravessa um melhor momento de forma. “Tenho noção que estou um pouco melhor, mas o Miguel é um bom atleta que a qualquer momento me pode ganhar”, frisou o vencedor. O vianense completou: “o Alexandre foi mais forte. Tem sido o meu calcanhar de Aquiles em várias provas, mas também me dá motivação para treinar para o próximo ano lhe poder ganhar”.

Em terceiro lugar ficou o vianense Heitor Oliveira, dos Cyclones Sanitop, que ajudaram na organização da prova.

Entre as mulheres Doroteia, do Sporting, atacou forte a corrida. “É sempre bom ganhar e vim para ganhar, é claro. A concorrência estava muito forte, mas quando ganhamos tudo corre bem”.

A atleta foi seguida pela colega de equipa Clarice Cruz que ficou em 2º lugar. “Uma corrida interessante, com público fantástico que é importante para o decorrer da corrida”, afirmou em jeito de balanço.

A primeira edição nasceu do esforço da Junta de Freguesia que teve como parceiros os Cyclones Sanitop e a Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Como enviado especial esteve o eng. Vítor Lemos, do pelouro do Desporto, que desde logo frisou: “O atletismo é uma das três modalidades que o Município tem como prioritárias”. Pelo que o vereador deixou uma mensagem: “Desafio as Juntas a terem este tipo de corridas. A Câmara só vê com bom olhos estas corridas”.

Com o mesmo olhar positivo, a madrinha da corrida, Manuela Machado, juntamente com o irmão, José Machado, enfatizou esta necessidade sentida pelo autarca. “Gostaria que todas as freguesias começassem a fazer estas corridas. Foi assim que comecei e cheguei a campeã do mundo”, lembrou.

“Estão de parabéns para quem esta a começar este nível está bem, com um número razoável de participantes”, rematou Vítor Lemos. “Atletas em quantidade e qualidade”, avaliou e completou a madrinha.

Os cerca de 250 atletas fizeram em Serreleis, pela primeira vez, a festa do atletismo. “Continuar com esta aposta e primeiro passo que deram hoje”, foi o desejo do representante camarário.

CLASSIFICAÇÃO

Benjamins A
1º - Daniela Ligeiro (00:02.27) Associação Desportiva Darquense
2º - Eliane Faria (00:02.36) Associação Desportiva Darquense,
3º - Sara Ligeiro (00:03.04) Associação Desportiva Darquense.

1º - Gabriel Paço (00.02.34) Cyclones Sanitop,
2º - Gustavo Ferreira (00.02.48) Associação Desportiva Darquense
3º - Diogo Santos 00.02.53

Benjamins B
1º - Rui Costa (00.03.27) Cyclones Sanitop
2 - Miguel Alves CA Mazarefes (00.03.39)
3º - Miguel Brito (00.03.42)

1º - Rafaela Costa GJ Vila de Punhe (00.03.35)
2º - Madalena Liquito CA Mazarefes (00:04.10)

Infantis
1º - Renato Martins GJ Vila de Punhe (00:06.59)
2º - Raul Arieira Parente (00:07.08)
3º - Diogo Passos Associação Desportiva Darquense (00:07.25)

1º - Marta Gigante, Olimpico Vianense (00:07.39)
2º - Carolina Araújo, Cyclones Sanitop (00.07.56)
3º - Mónica Costa (00:08.12)

Iniciados
1º - Luís Esteves, Cyclones Sanitop (00:09.42)
2º - César Queirós, Cyclones Sanitop (00:10.30)
3º - Ivo Gonçalves, GJ Vila de Punhe (00:10.57)

1º - Letícia Costa, Cyclones Sanitop (00:11.37)
2º - Ana Maria Sousa, Cyclones Sanitop (00:11.39)
3º - Mariana Sousa, Cyclones Sanitop (00:11.40)

Juvenis
1º - Carlos Martins, GJ Vila de Punhe (00:11.48)
2º - Pedro Jaques, GJ Vila de Punhe (00:12.10)
3º - Dinis Rosas, Sociedade Instrução e Recreio Aldreense (00:12.17)

1º - Elisa Valente, GJ Vila de Punhe (00:13.33)
2º - Cátia Rosa, GJ Vila de Punhe (00.14.53)
3º - Bárbara Silva, Associação Desportiva Darquense (00:15.19)

Veteranos I
1º - Vítor Almeida (Ferreirolux Barcelos)
2º - Fernando Santos
3º - Vítor Gomes (CD Póvoa)

Veteranos II
1º - Manuel Pita
2º - Domingos Barros (GJ Vila de Punhe)
3º - Joaquim Rodrigues (Ferreirolux Barcelos)

Atletas Serrelenses
1º - Hélder Pereira, Cyclones Sanitop
2º - Hugo Ribeiro
3º - Amândio Ramos, ENVC

Juniores/Seniores
1º - Ricardo Ribas (SL Benfica)
2º - Miguel Ribeiro (Olímpico Vianense)
3º - Heitor Oliveira (Cyclones)

1º - Doroteia Peixoto (Sporting)
2º - Clarice Cruz (Sporting)
3º - Elizabete Taipas (NA Taipas)

Marisa Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.