domingo, 9 de junho de 2013

Ciclismo: Vianenses sobem ao pódio do Grande Prémio Abimota

A Princesa do Lima acolheu este domingo mais uma prova nacional de ciclismo e o público saiu à rua para aplaudir os seus ciclistas favoritos. O final da 2ª Etapa do Grande Prémio Abimota, que teve como vencedor Hugo Sabido (LA Antarte), aconteceu em pleno centro de Viana do Castelo e, apesar de não ter sido um vianense a vencer, não faltaram os festejos.

César Fonte (Efapel-Glassdrive) integrou um grupo em fuga durante grande parte da prova e o seu esforço valeu-lhe a camisola de Montanha e uma grande ovação dos seus conterrâneos. “Com os meus resultados, cada vez vou reparando que tenho mais gente a conhecer-me e a sentir-me mais acarinhado pelos vianenses”, salientou ao DEV.

Porém, o ciclista de Vila Franca do Lima não foi o único vianense a subir ao pódio. O companheiro de equipa Sandro Pinto conquistou a camisola das Autarquias e foi igualmente aplaudido pelo público. “É uma sensação especial subir ao pódio na minha terra e estou bastante contente”, disse Sandro Pinto ao DEV, confessando que gostaria de ver o colega Filipe Cardoso a vencer a etapa de amanhã.

Rui Sousa, o outro vianense em competição, terminou a prova com o pelotão e, no final, disse ao DEV estar “cansado”, mas “fisicamente bem”.

O Grande Prémio Abimota termina amanhã em Estarreja e, apesar de Sérgio Ribeiro (Louletano – Dunas Douradas) estar em primeiro lugar, a luta pela vitória continua em aberto.

“Aquecimento” para a Volta a Portugal

Depois de, no último fim-de-semana, a Princesa do Lima ter recebido o Grande Prémio Jornal de Notícias, a cidade aplaudiu os melhores ciclistas nacionais no Grande Prémio Abimota – cidade de Aveiro. Uma aposta que, segundo o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, serviu de “aquecimento” para a etapa da Volta a Portugal que culminará em Santa Luzia.

“É uma forma de mobilizar os nossos jovens para o desporto e, em particular, para o ciclismo”, disse ao DEV, vincando que “foi uma grande chegada, com muito público, o que significa que o ciclismo é uma modalidade muito querida em Viana do Castelo”.

Questionado sobre a prestação dos ciclistas vianenses, José Maria Costa explicou que “os bons resultados têm a ver com a escola de formação e com o entusiasmo, mas também com a disciplina e o profissionalismo com que praticam o ciclismo”. Contente por ver os pequenos ciclistas da equipa Tensai-Santa Marta, o presidente da Câmara Municipal confessou: “É destes miúdos que se fazem grandes campeões e espero que com estas iniciativas também eles possam ter um lugar nos pódios no futuro”.

Fabíola Maciel

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.