quinta-feira, 16 de maio de 2013

Bruna Gomes: "Se não é bom ter uma família (...) porque não ter duas?"

 Maio é um mês especial para Viana do Castelo. Um dos seus principais clubes celebra o seu aniversário. Nesse sentido, o Desporto em Viana associa-se à Escola Desportiva de Viana e publica algumas entrevistas com atletas do clube vianense. Para começar lançou-se a bola ao ar, que foi prontamente agarrada por Bruna Gomes, uma jovem atleta que partilha com os leitores um pouco da sua vivência.

Com que idade começaste e como surgiu o basquetebol na tua vida? Iniciei a prática do basquetebol aos 14 anos quando, por iniciativa da professora Ana Freixo, treinadora da Escola Desportiva de Viana, realizei o primeiro treino... A partir daí nunca mais parei…

Qual a primeira memória de uma competição?
O meu primeiro jogo foi em Ponte de Lima, onde joguei pela equipa de iniciadas (sub-14) da EDV. Foi esse o ponto de partida de uma grande caminhada. Nele senti, pela primeira vez, o espirito de uma equipa onde, ainda sem conhecer ninguém, fui bem acolhida e integrada. Essa é uma das muitas vantagens de praticar basquetebol ou qualquer outro desporto, partilhar o que sabes e aprender sempre mais.

Qual é o teu atleta de referência?
Não tenho nenhuma referência nem nenhum ídolo em concreto, porque acho que todos temos algo a aprender, mas também a ensinar. É claro que a nível técnico procuro assistir a jogos de atletas mais experientes, mas como grandes referências tenho as minhas colegas e treinadores que me deram, e dão, a conhecer o basquetebol. Eles estão sempre disponíveis para partilhar comigo o que sabem, de modo a que possa evoluir como jogadora e pessoa.

Se tivesses de convencer alguém a praticar basquetebol, como o farias?
Em primeiro lugar perguntava-lhe se não é bom ter uma família; se sim, porque não ter duas? Em seguida sugeria-lhe que fizesse um treino, para que sentisse aquele sentimento que nenhuma palavra consegue descrever. Que visse por si mesma que gostar do que se faz sobrepõe-se ao cansaço e que, mais concretamente no basquetebol, apesar dos muitos processos que é necessário aprender, o facto de nos sentirmos realizados e bem-sucedidos atenua o desgaste de quem luta diariamente pelo que quer.

Como são os teus treinos?
Tenho quatro treinos por semana, e todos eles têm uma componente individual e outra coletiva. Numa primeira parte trabalhamos a técnica individual, de seguida passamos para exercícios de jogo onde, para além dos conhecimentos técnicos, colocamos em prática a interação e a dinâmica de equipa. Ao contrário do que se pensa, é nos treinos que se vê a vontade de vencer, pois só quem dá tudo o que tem no trabalho diário, recebe tudo o que merece na competição. É por isso que, embora sejam cansativos, os nossos treinos têm sempre um excelente ambiente, o que nos permite desfrutar enquanto aprendemos.

Qual o título que mais gosto te deu conquistar?
O título que mais gostei de conquistar foi o de Campeã Distrital de Sub-19, na época de 2011/2012. Foi uma vitória muito ambicionada pelas minhas colegas e treinador, e vencemo-lo enquanto equipa, isto apesar das contrariedades que surgiram. No final, a nossa união e o nosso trabalho foram recompensados.

Até onde queres chegar? 
Relativamente ao basquetebol não tenho nenhum trajeto traçado, vou até onde ele me levar. Contudo, antes de chegar à meta, gostaria de conseguir concretizar alguns objetivos como, por exemplo, vencer uma Taça Nacional. Gostava de continuar a praticar a modalidade no clube que me fez crescer, e mostrar às pessoas que o basquetebol em Viana tem muita qualidade, não só graças às suas atletas, mas também devido aos seus treinadores, a quem desde já agradeço (penso que em nome de todas as minhas colegas) pelo fantástico trabalho que têm vindo a desempenhar ao longo destes anos.

Algum hábito antes de um jogo? 
Não tenho nenhuma rotina definida para os minutos antes do jogo mas gosto de assistir a filmes cujo tema seja o basquetebol, uma vez que todos eles transmitem uma mensagem que nos faz pensar que talvez sejamos capaz de conseguir mais e melhor… o inalcançável é, por vezes, apenas uma questão de perspetiva.

O que pretendes seguir profissionalmente?
A minha ideia é prosseguir estudos nas ciências sociais, talvez marketing e comunicação empresarial. Também aqui, o basquetebol foi uma grande influência, pois a prática de desportos coletivos ensina-nos a trabalhar em equipa, o que é fundamental para um bom desempenho.

Algo acrescentar? Queria agradecer a oportunidade que me foi dada de transmitir um pouco do que é ser atleta, e lembrar que o desporto é sinónimo de vitalidade. Acho que todos, independentemente da modalidade, deveriam praticar desporto. As vantagens são inúmeras…



Passa & Corta
Nome Bruna Gomes
Idade 18 anos
Clubes Escola Desportiva de Viana
Posição Extremo
Ano escolaridade 12º. Ano

José Domingos Ribeiro

1 comentário:

  1. Parabéns Bruna pela lucidez demonstrada e pelo empenho na modalidade.
    Desejo-te todas as venturas quer no desporto quer na tua vida pessoal.Um beijo.
    Adélio.

    ResponderEliminar

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.