quarta-feira, 10 de abril de 2013

+Viana: População de Lanheses de pedra e cal contra nova cimenteira

Com um abaixo-assinado, 600 populares de Lanheses reivindicam contra a instalação de uma fábrica de cimento na zona industrial da freguesia. A Assembleia de Freguesia e a Junta também já tinham emitido um parecer negativo face à instalação da mesma, durante a fase de consulta pública.

O abaixo-assinado foi entregue a várias entidades locais de forma a travar a instalação desta nova fábrica, com um chumbo. Alegam, em comunicado, que é “mais uma empresa de cariz poluente" no Parque Empresarial de Lanheses, pelo que pedem a intervenção da Câmara de Viana do Castelo e dos deputados eleitos pelo distrito.

Argumentam que com esta nova fábrica com elevada capacidade de produção todos os outros impactos negativos são ampliados, lembrando também a "eventual emissão de gases e partículas poluentes, quer em volume, quer em diversidade, quer em perigosidade".

No estudo de impacte ambiental, em consulta pública entre e 26 de dezembro e 24 de janeiro deste ano, consta ainda a criação de 70 postos de trabalho, com os moradores e sublinharem ser "expectável a existência de impactes negativos pouco significativos, embora permanentes, sobre a qualidade do ar, ruído e tráfego e acessibilidades".

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.