terça-feira, 23 de abril de 2013

Natação: Encerramento da época de inverno para nadadores e espectadores

Em Barcelos os nadadores “cantaram de galo” dando as boas vindas à primavera e fechando a sete chaves o inverno, pelo menos no que à época diz respeito. No torneio Torregri de inverno de cadetes, o Viana Natação Clube (VNC) obteve 18 medalhas, e foi o 2º melhor clube. Por seu lado a Escola Desportiva de Viana (EDV) atribuiu ao número treze a simbologia da sorte e não do azar, já que lhe permitiu o 3º lugar do pódio das medalhas.

Nesta competição o VNC não deixou por mãos alheias 4 medalhas de ouro. Estas foram trazidas pelos atletas Pedro Maciel (400m livres); Margarida Silva (100m bruços); Alice Lourenço, Marta Barreiros, Inês Silva, Margarida Pinto (4x100m livres); e Inês Silva, Alice Lourenço, Margarida Silva, Margarida Pinto (4x100m estilos). Às quais se juntaram 6 de prata e 8 de bronze.

De entre os 13 pódios conquistados pela EDV realce para as três medalhas de ouro nas provas 4x100livres (Simão Pereira; Ricardo Parente; Pedro Cadilha e Gonçalo Spínola), nos 100m costas (Beatriz Brandão) e nos 100m costas (Pedro Cadilha). A estas medalhas juntam-se 5 de prata e 5 de bronze.

Com estes bons resultados começou o mês de Abril par as equipas vianenses que tiveram como companheiros de prova o Sporting Clube de Braga (o papa nas medalhas), a empresa Municipal Desporto de Barcelos, a Escola Desportiva Limiana, a Associação Desportiva de Ponte da Barca e o Clube Náutico dos Arcos de Valdevez. A prova foi organizada pela Associação de Natação do Minho.

Nota-se o esforço das equipas vianenses para os bons resultados e bem-estar dos atletas. Como exemplo pode dar-se o estágio de Páscoa, no mês passado, para cadetes da EDV que contou com 27 atletas.

As actividades privilegiaram a vertente física e mental com os atletas a terem direito a uma aventura noutra modalidade, canoagem, já que toveram direito a uma aula de Kayac não se desligando assim do seu elemento talismã, a água.

No sentido de desenvolver o gosto pela prática desportiva, a secção de natação preparou uma série de actividades diversificadas, que aumentaram, certamente, as capacidades físicas e cognitivas de todos os participantes. Além do habitual treino na piscina, os edevistas experimentaram alguns jogos de pavilhão e ainda deram "um saltinho" até ao rio Lima para uma divertida aula de kayak.

O trabalho desenvolvido na preparação deste estágio foi sem dúvida valorizado, não só pelos sorrisos dos participantes, mas também pelo fortalecimento do espírito de equipa, fundamental no processo de aprendizagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.