domingo, 24 de março de 2013

Vela: Último dia do Campeonato de Juvenis sem regatas

O derradeiro dia do EDP VIII Campeonato de Portugal de Juvenis foi hoje, Domingo. Derradeiro por ser o último, mas não no que respeita a regatas ou classificação. Se por um lado não havia condições de segurança no mar, por outro o rio Lima não tinha espaço e, por isso, este campeonato terminou com 6 regatas completas até ontem e com a classificação verificada.

Com naturalidade, Tiago Serra, do Clube de Vela de Lagos, revalidou o seu título, seguido curiosamente pelo seu irmão André Serra, também do CVLagos. Afonso Luz, do Clube de Vela da Costa Nova, foi terceiro.

Assim, está encontrado o “justo campeão de Portugal”, o objetivo da Federação Portugues ade Vela expressado por Rui Costa, assessor de imprensa do evento. Ainda mais, “chegaram aqui, para o seu encerramento de época, os melhores e os mais competentes serão premiados por isso”, explicou ao Desporto em Viana.

Nas meninas Rita Lopes, do Sport Algés e Dafundo foi primeiro; Mafalda Pires de Lima, do Clube de Vela Atlântico , foi segunda; e Francisca Pinho, do Sport Club do Porto, foi terceira.

Relembramos ainda as prestações dos ateltas Clube de Vela de Viana do Castelo. Edgar Simões, depois de um excelente recuperação, ficou em 18º da geral; Helena Simões ficou em 32ª; Beatriz Faneca em 40ª; Jaime Lopes em 63º; Vasco Andrade em 77º; Duarte Costa em 93º.

Clube de Vela de Viana recebe elogios da Federação Portuguesa de Vela

No final do campeonato organizado pela Federação portuguesa de vela e pelo Clube de Vela de Viana do Castelo foram feitas 6 regatas, mais duas que as necessárias para homologar a competição.

A prova correu “bastante bem dentro dos condicionalismos do tempo que nos obrigaram a fazer regatas no rio, preferíamos estar no mar era mais justo para todos dado que é uma prova de apuramento para o Campeonato do mundo e da Europa da classe Optimist. No entanto, temos de viver com aquilo que temos e as regatas dentro do rio estão a ser excelentes, muito divertidas e esta a haver muita competição e no fundo o que se iria passar no mar é o que se esta a passar aqui, os favoritos estão na frente”.

A impossibilidade de realizar uma série de regatas em nada espantou os membros da federação já que “quem anda à vela sabe que há uma série de condicionalismos que nos obrigam a ser pacientes quando não há vento, a sermos pacientes quando há muito vento, esperar tanto em terra como no mar que as condições sejam próximas das ideias para praticarmos a nossa modalidade. O que se esta a passar em Viana do Castelo é normal”.

A escolha de Viana para acolher este campeonato, além de ser capital da vela 2013 teve a ver com a candidatura feita sendo que “era a que oferecia as melhores condições”. Quanto à organização “traçamos rasgados elogios ao clube de vela de Viana e esperamos votar já com a nova sede pronto que estamos curiosos de ver a funcionar”, prosseguiu.

A parte boa de as regatas terem sido feitas no rio foi trazer “os miúdos para perto do publico o que para nós é excelente”.

Termina o campeonato de Juvenis começa já na próxima semana o XXIV campeonato de Portugal de Juniores e Absoluto e o Desporto em Viana continuará a acompanhar bem de perto.

Marisa Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.