quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

+Viana: Apenas os Russos querem os Estaleiros

A reprivatização dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) mantém-se apesar de o processo contar, agora, apenas com um grupo interessado, disse à Lusa fonte governamental. "O processo de reprivatização mantém-se, com um candidato, e é neste cenário que estamos a trabalhar por enquanto", sublinhou a mesma fonte.

Recorde-se que a venda da empresa está suspensa desde dezembro, devido a pedidos de esclarecimento apresentados pela Comissão Europeia ao Governo português alegando dúvidas na atribuição de apoios estatais aos ENVC de 180 milhões de euros.

O grupo russo RSI Trading é agora o único na corrida à venda dos ENVC, depois de os brasileiros da Rio Nave terem desistido do negócio, confirmou a mesma fonte.

O grupo brasileiro, um dos dois selecionados para a última fase da reprivatização dos ENVC, já comunicou a intenção de "não manter" a proposta pela empresa pública portuguesa, face à "indefinição" de Bruxelas em autorizar a conclusão do negócio.

Na proposta daquele grupo é garantida, entre outros aspetos, uma solução para o ferryboat "Atlântida", construído nos ENVC e rejeitado pelo Governo dos Açores. Em 2012, o grupo russo anunciou que, em caso de vitória, pretendia avançar com um plano de modernização da empresa para permitir "aumentar" a produtividade e competitividade dos estaleiros, reconhecendo que a empresa poderá voltar a ter mais de mil trabalhadores, face aos atuais 625.

redação/lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.