quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Natação: Nadadores vianenses em piscina curta para esticar resultados

Foto: EDV
A terminar o mês de novembro, de 23 a 25, a associação de natação do Minho organizou na piscina municipal da rodovia, em Braga, os campeonatos regionais de absolutos (Piscina Curta). Em prova estiveram atletas da escola desportiva de Viana (EDV) e do Viana natação clube (VNC). A escola desportiva de viana foi a 2ª equipa com melhores resultados, logo seguida pelo compatriota VNC, no 3º lugar da geral.

Em prova estiveram sporting clube de Braga, escola desportiva de Viana, Viana natação clube, empresa municipal desporto de Barcelos, escola desportiva Limiana, associação desportiva de Ponte da Barca e clube náutico de Arcos de Valdevez. Esta numeração das equipas traduz os seus resultados.

A EDV ocupou o 2º posto devido à conquista de 6 medalhas de ouro, 18 de prata e 9 de bronze, o que perfaz 33 medalhas. O VNC seguiu no 3º lugar com 5 medalhas de ouro, 5 de prata e 12 de bronze, ou seja 22 medalhas na totalidade.

Os resultados espelham a boa prestação dos atletas vianenses, inclusivamente Vânia Neves do VNC alcançou três pódios no que respeita aos melhores resultados da prova (em 200, 400m e 800m livres).

A 1 e 2 de dezembro, na piscina municipal dos Arcos de Valdevez, Alexandre Ribas da EDV esteve em bom plano ao sagrar-se campeão no torneio regional de fundo, organizado pela associação de natação do Minho para infantis e juvenis. Para conseguir este resultado o atleta teve de cumprir duas distâncias (1500m livres e 400m estilos), que depois de ponderadas permitem elaborar um ranking nacional. Nesta competição mais jovens da EDV estiveram em destaque: Tiago Martim Alves, vice-campeão Regional (juvenil A), e Nuno Graça, 3º (juvenil B). Do VNC João Santos (infantil A), ocupou a 3ª posição.

Nas meninas que cumpriram 800m livres e 400m estilos as participações vianenses também ganham relevo, mas por parte do VNC. Ana Cristina Afonso assumiu o ouro (infantis A), enquanto a colega Joana Soares foi 3ª. Em juvenis, Ana Pinto também segurou o bronze.

Já de 7 a 9 de dezembro a piscina foi outra e os clubes bem mais, 60 clubes. O campeonato nacional de absolutos de piscina curta para juniores e seniores, realizado no Porto, acabou por ter mesmo pronúncia do Norte com o Futebol Clube do Porto a sagrar-se o campeão das medalhas, 29, seguido por dois clubes do centro: o sporting clube de Portugal, com 25 medalhas e o clube de natação da Amadora, com 22.

A competição foi ao mais alto nível, e apesar do esforço, a escola desportiva de Viana e Viana natação clube não conseguiram alcançar nenhuma das medalhas, dada a forte concorrência. Da mesma forma não figuraram na lista dos melhores desempenhos, mas treinaram e por certo tiraram ensinamentos para competições futuras.

Marisa Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.