sábado, 17 de novembro de 2012

Futebol: Vencer para sobreviver!

Ainda estamos longe da fase do tudo ou nada, no Campeonato Nacional de Iniciados. Contudo, este domingo (11 horas), o Vianense jogará uma cartada quando receber o Santa Maria, no Doutor José de Matos. Nesta partida da 15ª jornada, os azuis de Viana terão pela frente uma turma barcelense que soma os mesmos 10 pontos, menos um que o Vianense, seguindo ambos a par na cauda da classificação.

Este poderá ser um encontro decisivo para a equipa de Eduardo Afonso. Uma derrota complicará as contas azuis, e uma vitória permite respirar com maior tranquilidade, na medida do possível. A divisão de pontos poderá não agradar a ambas as partes, podendo saber melhor ao Santa Maria, por jogar fora de casa. Em matéria de golos, o Vianense não só marca mais (15 contra 11), como também sofre menos (26 contra 28).

Todavia essa vantagem é diferida pelos números pontuais. Como visitado, o campeão da AFVC cinco pontos (dos 11) em casa, quase tantos como o Santa Maria fora de portas (quatro dos 10 amealhados). Na primeira volta, o Vianense foi derrotado (2-3) na viagem ao Estádio da Devesa.

Quase condenado está mesmo o Artur Rego – recebe o Vizela, este domingo (11 horas) – que continua à procura dos primeiros pontos. Os vizelenses são uma equipa consistente, uma vez que, como visitantes, só perderam uma vez das seis partidas realizadas, em Barroselas.

Barroselas sofre por fora

A formação azul e amarela ficará a torcer por fora na discussão do terceiro lugar, uma vez que irá folgar. No quarto lugar, com 21 pontos, os vianenses estão a cinco de distância do terceiro (Gil Vicente) que recebe o SC Braga. Além do Vizela (19 pontos), o Bragança (19 pontos) jogará com o Merelinense (16 pontos).

João Cerqueira Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.