terça-feira, 16 de outubro de 2012

+Viana: Trabalhadores bloquearam entrada de deputados nos estaleiros

Mais de duas centenas de trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) bloquearam ontem o acesso à empresa de catorze deputados da Comissão Parlamentar de Economia e Obras Públicas.

Os trabalhadores concentraram-se num dos portões da empresa pelas 16:30, empunhando camisolas pretas com afirmações de contestação à reprivatização dos estaleiros. A situação obrigou à intervenção do presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa, que também integrava a visita, e do presidente daquela comissão parlamentar, Luís Campos Ferreira (PSD).

“Temos todo o gosto em falar com vocês no fim”, disse o deputado ao porta-voz dos trabalhadores, António Costa. A comitiva acabou por entrar na empresa, debaixo de um coro de protestos e contestação dos trabalhadores, mas sem registo de qualquer incidente.

“O objetivo seria cumprido se o Governo, de uma vez por todas, tivesse a decência de parar este processo. Isto será o culminar de uma grande empresa”, afirmou o porta-voz dos trabalhadores, que apelou a uma visita do primeiro-ministro aos ENVC.

A Comissão Parlamentar de Economia e Obras Públicas iniciou ontem uma visita de dois dias ao Alto Minho, mas António Costa considerou-a “tardia”. Campos Ferreira disse que a visita serviu para levar o parlamento a “sair da sua zona de conforto”, discutindo os problemas “junto das pessoas” e envolvendo deputados de todos os partidos.

No final da reunião com a administração, o deputado social-democrata admitiu aos jornalistas que foram pedidas informações sobe a carteira de encomendas dos estaleiros e o processo de reprivatização. O prazo para entrega de propostas para a venda da empresa termina a 25 de outubro e, nesta altura, estão quatro empresas na corrida.

Segundo fonte do ministério da Defesa, este processo de reprivatização deverá estar concluído até final do ano, com a alienação de 95 por cento do capital social dos estaleiros.

Redação/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.