sexta-feira, 5 de outubro de 2012

+Viana: Bombeiros protestam na Câmara contra “uso abusivo” da disponibilidade permanente

Os bombeiros municipais de Viana do Castelo agendaram para a próxima terça feira, pelas 15 horas, uma ação de protesto, à porta da autarquia vianense, contra o "uso abusivo" da disponibilidade permanente a que dizem estar sujeitos.

"Está em causa o uso abusivo que está a ser feito da disponibilidade permanente e obrigatória dos bombeiros devido à falta de elementos. Assistimos constantemente a pessoal em gozo do descanso chamado para situações que não são urgentes", explicou à agência Lusa a coordenadora regional do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL).

Ludovina Sousa acrescenta que a corporação passou a usar este "expediente" como forma de "evitar" o pagamento de horas extraordinárias ou a atribuição de folgas, "ao contrário do que acontecia anteriormente".

"Temos discutido este problema com a Câmara de Viana do Castelo nos últimos meses mas até hoje não foi apresentada qualquer solução, o que cria um grande desconforto nestes profissionais. São chamados a toda a hora para suprir a falta de elementos da corporação", sublinhou.

Os Bombeiros Municipais de Viana do Castelo são a única corporação profissional do distrito, com cerca de 80 elementos, e para este protesto o STAL prevê a presença de "cerca de 30 bombeiros".

"Como não foi apresentado qualquer pré-aviso de greve, esta ação será feita apenas com os elementos que não estarão de serviço naquele dia", concluiu Ludovina Sousa.

Redação/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.