terça-feira, 2 de outubro de 2012

+Viana: Autarquia "emudece" Fundação Maestro José Pedro

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça feira, uma proposta para a extinção da Fundação Maestro José Pedro, dando assim seguimento à recomendação do Governo.

A "excessiva dependência de apoios públicos", de 61,7 por cento das receitas, e a "sobreposição da sua atividade com a da Academia de Música e da Escola Profissional de Música", são justificações apontadas pelo Governo na recomendação da extinção daquela fundação, de âmbito municipal.

Segundo a proposta levada hoje à reunião quinzenal do executivo, embora "discordando" dos argumentos do Governo, porque a fundação visa um "público-alvo" e um "tipo de ensino musical" que são "diferentes" dos daquelas instituições, a autarquia "entende" que deve "dar cumprimento" à resolução de extinção do Conselho de Ministros.

Dado tratar-se de uma fundação de âmbito municipal, a proposta de extinção será agora submetida para aprovação em Assembleia Municipal.

A Fundação de Cultura Juvenil Maestro José Pedro teve a sua origem no Centro de Cultura Juvenil da Câmara Municipal de Viana do Castelo, fundado em 1975, pelo professor e Maestro José Pedro Martins Coelho.

Entre as suas atividades contam-se uma Orquestra Júnior composta por 30 alunos, ainda uma Orquestra Ligeira e uma Banda de Gaiteiros, entre outras atividades que envolvem a formação musical de dezenas de jovens.

Ainda em Viana do Castelo, a autarquia vai dar cumprimento aos cortes de 30 por cento nos apoios a atribuir em 2013, definidos pelo Governo, à Fundação Gil Eannes, igualmente de âmbito municipal.

Quanto à Fundação Átrio da Música, que também deveria ter um corte de 30 por cento nos apoios públicos, a Câmara entende que "nada há deliberar", tendo em conta que o município "não atribui a esta fundação qualquer tipo de apoio financeiro".

Redação/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.