sábado, 27 de outubro de 2012

Conferência: Uma partida onde transpirou muita reflexão

Painel a escutar Vitor Lemos, vereador desporto CM Viana
Uma verdadeira parada de estrelas, onde nenhum pormenor foi deixado ao acaso. Um verdadeiro jogo de futsal, ao mais alto nível, com jogadores, árbitro, treinador, presidente de clube e o máximo diretor da modalidade na AFVC.

A grande novidade surgiu a poucos segundos do apito inicial de José Domingos Ribeiro. O vereador do Desporto da Câmara Municipal de Viana do Castelo gratificou o evento, com a sua presença. Vítor Lemos fez as honras de abertura, congratulando-se por se tratar “de um evento extra-futebol”. A mensagem que marcou a sua exposição foi o apela à “imaginação para não deixar cair o desporto”.

A bola foi passada para Jorge Almeida que prosseguiu na condução do esférico. O diretor da AFVC responsável pelo Futsal explicou as profundas alterações que a modalidade irá sofrer. Após uma breve reflexão sobre os números de clubes e atletas praticantes na AFVC, Jorge Almeida desvendou a ponta do véu sobre futuras novidades, como serão a reativação do campeonato júnior feminino e a intenção de criar competição nos escalões de benjamins e infantis.

A voz do Presidente do CF Nogueirense foi a que se ouviu, de seguida. Ricardo Felgueiras deixou o apelo para que os dirigentes do futsal pensem de forma diferente, atribuindo um papel vital para ao treinador, assente num projeto estruturado e bem delineado.

A conversa prosseguia em tom ameno até que Mário Silva apitou. Na sua exposição, o árbitro internacional da Princesa do Lima desmistificou algumas questões ligadas aos novos critérios dos árbitros, o que agradou à plateia, salientando as orientações que a arbitragem quer ajudar o jogo a ser "espetáculo".

Na segunda parte da oração dos painéis, houve lugar a um desconto de tempo, pedido por Manuel Ventura. O treinador do Santa Luzia falou da necessidade de se traçar um caminho que ajude um clube a executar o plano que se traça no momento da preparação de cada época. Ventura falou da postura de um técnico perante os seus jogadores.

E, porque os artistas são os que sabem da bola, o melhor ficou para o fim. Tâmara (jogadora do Castanheira) salientou o crescimento do futsal, entre as senhoras, e a sua importância na formação dos jovens. André Oliveira (jogador do Nogueirense) relembrou a importância da formação, utilizando o exemplo da sua formação. E foi como uma defesa segura que terminou a oração dos convidados.

Na troca de passes, entre plateia e oradores, choveram perguntas e respostas. Temas como a questão do tempo cronometrado, inscrição de jovens com menos 16 anos, questões ligadas às seleções da AFVC, futsal universitário foram alguns dos aspetos esmiuçados pelos amantes do Futsal. Apesar do longo tempo de compensação, a conferência “Pensar o… Futsal em Viana” foi espaço aberto para debate e reflexão de soluções para continuar a evolução da modalidade na Princesa do Lima.

João Cerqueira Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.