quinta-feira, 6 de setembro de 2012

+Viana: Recursos da defesa no caso Museu do ouro

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) agendou para 12 de setembro a audiência de julgamento dos recursos da defesa dos arguidos do caso do Museu do Ouro, de Viana do Castelo, violentamente assaltado em 2007.

Neste processo, que se arrasta há cinco anos, quatro dos arguidos estão condenados a mais de 13 anos de prisão e um quinto tem uma condenação de 15 anos, ainda não transitadas em julgado. Dos cinco arguidos, apenas um, baleado na altura do assalto pela PSP, que chegou a fugir do país, é que se encontra em prisão preventiva. Os restantes estão em liberdade, com Termo de Identidade e Residência.

Esta audiência vem no seguimento do Acórdão de 26 de Abril que admitia que algumas questões levantadas nos vários recursos ficaram "subsistentes", pelo que serão esclarecidas em audiência de julgamento, no STJ.

Em causa está a valoração de depoimentos indiretos, medida das penas pelos crimes de roubo e detenção de arma proibida e utilização de escutas telefónicas, entre outros aspetos invocados pela defesa.

O assalto ao Museu do Ouro Tradicional de Viana do Castelo e à Ourivesaria Freitas terminou, na altura, com uma troca de tiros entre agentes da PSP e os seis assaltantes. Na primeira instância, cada um dos arguidos foi condenado a dois crimes de homicídio na forma tentada, sobre dois polícias, que acorreram ao local, através de cinco tiros disparados "para zonas letais".

Um dos assaltantes foi atingido com um tiro na cabeça por agentes da PSP e acabou por morrer, enquanto que um transeunte, atingido também por um disparo, ficou tetraparapelégico.

Lusa/redação

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.