sábado, 8 de setembro de 2012

+Viana: Novo mapa administrativo pronto até final do ano

Apesar se apontar para o final do ano a conclusão do novo mapa administrativo de Portugal, que prevê a agregação de freguesias, será difícil que entre em vigor em 2013, em pleno ano de eleições autárquicas.

Quem o afirma é Rui solheiro, líder dos autarcas do PS e da presidente da Comunidade Intermunicipal Minho-Lima. O autarca admitiu dificuldade em implementar um novo mapa administrativo antes das próximas autárquicas, numa altura em que a perspetiva do Governo é fechar a reforma até final do ano.

"Julgo que é muito difícil. Mesmo em relação à preparação das próximas eleições autárquicas e à elaboração dos cadernos autárquicas não é desejável que seja um processo que entre por 2013, como se vê", disse à agência Lusa o socialista Rui Solheiro.

Decorre agora a fase de as assembleias municipais se pronunciarem, fazendo eco das assembleias de freguesia. No caso dos municípios que não apresentem qualquer proposta de fusão de freguesias será a unidade técnica que apoia este processo a decidir o novo mapa.

Um estudo da Associação Nacional de Freguesias (Anafre) prevê uma poupança de 6,5 milhões de euros com a extinção de cerca de 1.000 freguesias em todo o país, mas segundo o Governo esse valor poderá ser superior a 10 milhões de euros. "É uma proposta que não tem em atenção realidades culturais, históricas e orográficas de cada freguesia e os serviços prestados à população. O que acontecerá será uma redução do número de serviços que se prestam à população", admitiu Rui Solheiro.

redação/lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.