quinta-feira, 13 de setembro de 2012

+Viana: Defesa dos arguidos do assalto ao Museu do Ouro confiante na repetição do julgamento

A defesa dos arguidos no caso do assalto ao Museu do Ouro Tradicional de Viana do Castelo mostrou-se confiante na repetição do julgamento em função do recurso interposto para o Supremo Tribunal de Justiça (STJ).

"Foi pedida a nulidade da valoração que foi dada às escutas telefónicas e a testemunhos por ‘ouvi dizer' na primeira instância. Está em causa apenas matéria de Direito e, se o STJ acolher a nossa pretensão, o julgamento terá de ser repetido na íntegra", explicou à agência Lusa uma fonte da defesa.

A decisão será conhecida a 19 de setembro, pelas 16:00, mais de cinco anos depois do assalto. Neste processo, quatro dos arguidos estão condenados a mais de 13 anos de prisão e um quinto tem uma condenação de 15 anos, ainda não transitadas em julgado.

Tudo aconteceu a 07 de setembro de 2007, em pleno centro histórico da cidade, e o assalto provocou "pânico nas dezenas de transeuntes", terminando com uma troca de tiros entre agentes da PSP e os seis assaltantes, além de um prejuízo de 780 mil euros.

Na primeira instância, cada um dos arguidos foi condenado a dois crimes de homicídio na forma tentada, sobre dois polícias, que acorreram ao local, através de cinco tiros disparados "para zonas letais".

Um dos assaltantes foi atingido com um tiro na cabeça por agentes da PSP e acabou por morrer, enquanto que um transeunte, atingido também por um disparo, ficou tetraparaplégico. Dos cinco arguidos, apenas um, igualmente baleado na altura do assalto pela PSP, que chegou a fugir do país, é que se encontra em prisão preventiva. Os restantes estão em liberdade, com Termo de Identidade e Residência.

Redação/ Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.