quinta-feira, 13 de setembro de 2012

+Viana: Trabalhadores dos ENVC voltam à rua a 1 de outubro

Os trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) vão voltar a sair à rua a 1 de outubro, em protesto contra a anunciada reprivatização da empresa, que, acusaram, será feita “por um euro”.

Em pouco mais de um ano será o terceiro protesto de rua. "É uma manifestação para chamar a atenção dos deputados eleitos por Viana do Castelo e do Governo, na defesa dos postos de trabalho", afirmou. A 26 de setembro, representantes dos trabalhadores deslocam-se ainda a Lisboa, para assistir, na Assembleia da República, à apreciação parlamentar, pedida pelos deputados do PCP, do decreto-lei que deu início ao processo de reprivatização da empresa.

Durante a próxima semana serão retomadas as negociações da construção de dois navios asfalteiros, em curso entre a administração dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) e representantes da Venezuela. "É um projeto aliciante para todos nós e uma viragem de página para os estaleiros. Este negócio, além do encaixe financeiro, representa a entrada da empresa num novo nicho de mercado, de navios mais avançados e também mais lucrativos", afirmou o seu coordenador, António Costa, admitindo acreditar num "desfecho positivo" das negociações.

Em termos de prazos, admite-se que a entrega dos dois navios aconteça em 2014, ou seja, com um ano de atraso face ao primeiro contrato, celebrado em 2010, mas a empresa ainda não confirma este cenário, por estar a negociar os últimos pormenores do contrato. O Governo prevê concluir a alienação da totalidade do capital social dos ENVC até final do ano.

Redação/ Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.