quarta-feira, 9 de maio de 2012

Futsal: Jornada de empates deixa Nogueirense com um pé na final

CF Nogueirense (Foto de Arquivo Desporto em Viana)
Mesmo folgando na quarta jornada do Torneio Extraordinário de Juniores da AFVC, o Nogueirense está na final, tendo assegurado o primeiro lugar. Fontão e Alvarães (com mais um jogo realizado) seguem a par, a cinco pontos da liderança, numa classificação fechada com o Anha e Estrela de Monção, com dois pontos.

Em Monte da Ola, o Alvarães – que folgará na derradeira ronda – hipotecou a sua candidatura à partida de todas as decisões ao empatar (5-5) na receção ao Estrela de Monção. Com quatro pontos, sem mais jogos a realizar, os vianenses já não podem almejar a nada mais que o terceiro lugar.

Em Fontão, os “canarinhos” de Anha deixaram um sério aviso que pretendem lutar pelo acesso à final. O empate (3-3) impõe respeito, embora as contas amarelas não sejam fáceis de fazer. Apesar da igualdade, a turma de “Cris” continua no segundo lugar, sendo a única a depender de si para chegar à decisão do título.

 

Classificação
 

“Três Galos para um poleiro”



A derradeira jornada da prova, a realizar este sábado, terá todos os condimentos para ser intensa e repleta de emoções. Nogueirense já está na final, enquanto o Alvarães, folgando, perde todas as possibilidades de disputar o troféu. Restam Fontão, Anha e Estrela de Monção lutarem pela vaga que resta, sendo os limianos os melhores colocados.

Em Monte da Ola [16 horas], o Anha está obrigado a derrotar o Nogueirense, algo que não conseguiu fazer ao longo da temporada. A turma de “Goda” vem de três vitorias na prova, não se perspetivando uma tarefa fácil para uns canarinhos que ainda precisam da vitória monçanense na outra partida.

Em caso de empate do Fontão (e vitória do Anha) terá de se recorrer à calculadora para ver quem tem melhor diferença de golos (sendo que o Fontão tem saldo negativo de -6 golos e o Anha -5). Em Monção [18 horas], a turma local e o Fontão vão discutir o acesso à final. Um triunfo limiano arruma a questão, numa partida que reúne duas equipas que podem chegar à final.

Ao contrário do que o Desporto em Viana adiantou, por desconhecimento do regulamento específico do Torneio Extraordinário, os critérios de desempate são:
- em primeiro lugar, o confronto direto;
- por último novo jogo;

Assim, se Anha (terá de vencer o Nogueirense) e Fontão (empatar com o Estrela de Monção) terminarem ambas com cinco pontos, deverá proceder-se à realização de um novo jogo – uma vez que as equipas empataram (3-3) entre si – para se decidir quem acompanhará o Nogueirense na final.

O mesmo acontecerá – realização de um novo jogo – se Anha e Estrela de Monção vencerem os respetivos jogos, terminando dessa forma com cinco pontos. Graças à igualdade (5-5) verificada na segunda jornada, em caso de este cenário se confirmar, haveria necessidade de recorrer a uma partida de desempate. No entanto, convém recordar que uma vitória do Fontão arrumaria a questão.

João Cerqueira Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.