quinta-feira, 10 de maio de 2012

César Pinheiro: “Tudo farei para que o clube se mantenha na primeira divisão”

Foto Desporto em Viana
César Pinheiro é um dos símbolos resultantes da formação em Viana do Castelo no plantel sénior da Juventude de Viana. Numa semana em que novo valor começa a despontar (Gustavo), o Desporto em Viana foi conversar com o hoquista que ficou na Juventude nos bons momentos (vice campeã nacional) e nos maus (a descida na época passada e a luta pela permanência nesta). 

Faltam 4 jornadas para o final do campeonato e a Juventude de Viana ainda sonha com a manutenção. Acreditas que é possível?

Sim, acredito que ainda é possível! A Juventude de Viana é um clube histórico da modalidade e merece todo o respeito e dedicação da nossa parte. Enquanto for matematicamente possível, tudo farei para que o clube se mantenha na primeira divisão. Em todos os treinos e jogos dou o máximo porque acredito que ainda é possível, e os adeptos não merecem outra coisa se não a nossa máxima dedicação e concentração, têm sido exemplares. 

Há alguma justificação para o percurso oscilante da equipa (jogos muito bem conseguidos e outros nem tanto)?

Penso que não há uma só justificação… É verdade que o nosso percurso tem sido um pouco irregular. Houve jogos em que defendemos bem, mas na altura de fazer o golo a bola não queria entrar e isso não acontecia com os nossos adversários, em que a bola entrava de qualquer maneira. Sabemos que temos de estar mais concentrados e mais cautelosos do que as outras equipas, porque a sorte não tem estado do nosso lado. No entanto, também admito que a nossa atitude poderia ter sido outra em alguns jogos. Em qualquer desporto isso acontece, exibições bem conseguidas e outras não tão boas.

O que significa para ti jogar na Juventude?

Para mim ter ficado na Juventude de Viana, na altura recheada de jogadores de qualidade mundial como o Paulo Almeida, Luís Viana, Pedro Alves, Centeno, Luís Filipe entre outros, foi a realização de um sonho. Trabalhei muito para representar o plantel sénior deste clube. É o clube do meu coração e da minha cidade. Tenho um enorme orgulho por aqui estar, porque adoro a Juventude, os adeptos e este pavilhão.

Como surgiu o hóquei na tua vida? 

O hóquei apareceu por mero acaso. Na altura em que me fui inscrever na natação vi umas fotos de hóquei na sede da Escola Desportiva de Viana. Perguntei à minha mãe que desporto era “aquele”? Ela lá me explicou sucintamente e questionou-me se me queria inscrever, na altura tinha 6 anos. Aceitei e convidei dois primos meus para virem também. Foi assim que começou o hóquei na minha vida…


Como foi a evolução como atleta?


A minha formação foi quase toda ela em Viana. Apenas saí para jogar no Óquei de Barcelos no segundo ano de júnior.

Qual o treinador que mais te marcou?

Luís Viana 

Qual a tua referência no hóquei em patins?

Felizmente tive a oportunidade de jogar com jogadores como o Paulo Almeida, Luis Viana, Luis Filipe, Pedro Alves, André Centeno que me ensinaram muito e que se tornaram grandes referências para mim. Mas gosto também de ver jogadores como o Reinaldo Ventura, Reinaldo Mallea e o Pedro Gil a jogar.

Algum hábito antes de um jogo?

Antes dos jogos gosto de falar com as pessoas que me são mais próximas e ouvir o que elas me têm para dizer. É o único hábito que tenho.

Se tivesses de convencer alguém a praticar hóquei em patins como o farias?

Penso que a melhor maneira de convencer alguém a praticar hóquei é levar essa pessoa a assistir a um jogo. 

Qual é o momento mais bonito que já viveste no hóquei? E o menos?

Os melhores momentos que tive no hóquei foi quando soube que ia fazer parte do plantel sénior e quando me sagrei vice-campeão nacional! O pior foi no ano passado, quando descemos à segunda divisão.

Qual é o teu maior sonho no hóquei?

Representar a seleção nacional.
Foto Desporto em Viana
Passa & Corta

Nome César Daniel Ramos Pinheiro
Idade 23
Clubes EDV, Juventude de Viana, OC Barcelos
Curso Desporto e Lazer

José Domingos Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.