sexta-feira, 20 de abril de 2012

Futsal: No forcing final pela manutenção, Santa Luzia tem mais uma “parede” pela frente

 

Com cinco jornadas por disputar, o conjunto auri negro do Santa Luzia terá pela frente, este sábado, na discussão da 22ª jornada do campeonato nacional da terceira divisão de futsal, série A, uma renovada oportunidade de acreditar ou aceitar um de dois cenários em cima da mesa: Manter viva a ambicionada conquista da manutenção no terceiro escalão da modalidade ou dar mais um passo atrás rumo à despromoção ao campeonato distrital da AFVC.

Santa Luzia FC (Foto Desporto em Viana)
Com quatro pontos de diferença para o décimo classificado Valpaços, o que equivale a dizer, para a salvação proporcionada por se manter acima da linha de água, a formação santa luziense, 12ª colocada, com 19 pontos, visita o reduto do líder Paredes, pelas 19 horas. Perante duas equipas separadas por 28 pontos (!), num encontro que não faz parte, de todo, do seu “campeonato”, os comandados de Manuel Ventura poderão, contudo, capitalizar esse sinal menos para lograr uma exibição descomplexada, que lhes permita surpreender, a bom grado, os homens da casa.

No frente a frente com o líder, detentor da defesa menos batida da prova, com 60 tentos concedidos – menos 35 que os auri negros – os homens de Monserrate, apesar de não recolherem o favoritismo, terão, no entanto, uma palavra a dizer, não tivessem alcançado, em casa, uma igualdade a quatro bolas, no embate da primeira volta da competição. A juntar a isto, recorde-se, na ronda transata, um Santa Luzia personalizado, onde terá faltado um pouco de sorte, empatou (5-5) as aspirações do Gualtar, terceiro classificado.

Mais tranquila, mas não acomodada, até porque vem de um desaire (5-8) na visita ao reduto do Junqueira, a turma do Afifense recebe, pelas 18 horas, no pavilhão municipal David Freitas, o Contacto Futsal, adversário de Cabeceiras de Basto que ocupa o quarto posto, com 37 pontos.

No regresso ao seu habitat natural e ao convívio com os seus seguidores, os afifenses entrarão no retângulo de jogo determinados em voltar a sentir o doce sabor da vitória, perante um opositor sobre o qual levaram a melhor (7-4) na partida da volta inaugural do campeonato. Seis pontos separam as duas equipas, pelo que se perspetiva um duelo equilibrado, onde a maior solidez defensiva local poderá ser um factor distintivo, isto para além dos possíveis regressos de peças fundamentais no xadrez ao comando de Pira.

Pedro Borlido

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.