terça-feira, 3 de abril de 2012

Festa Basquetebol: 7º lugar, Fair Play e… muita festa!

A Festa do Basquetebol Juvenil consagrou na AB Viana do Castelo a selecção sub 16 masculina, que conquistou o sétimo lugar, e as sub 14 feminino, que foram distinguidas com o prémio fair play. No espírito de muitos ainda habitou Portimão mas foi Albufeira que acolheu a VI Festa, que junta os melhores jovens praticantes de basquetebol de Portugal nos escalões de sub 14 e sub 16.

Os cadetes foram os grandes protagonistas da comitiva vianense. Os jovens basquetebolistas venceram todos os jogos, tendo terminado em sétimo lugar e conseguido a subida à divisão A. O treinador da equipa, Bruno Ferreira, estava satisfeito com o feito alcançado. “Todo o trabalho feito ao longo do ano deu os seus frutos”, revelou. Para o técnico, o jogo contra o Braga foi o mais “difícil”. “Foi um jogo de nervos que ditava a subida. Apesar de sabermos que tínhamos algum favoritismo e não facilitamos. O Braga tornou o jogo difícil o que tornou a vitória mais saborosa”. O próximo ano já está a ser preparado. “Já temos em mente grande parte da equipa do próximo ano e temos de trabalhar nesse sentido”, garantiu Bruno Ferreira.

O capitão de equipa, Miguel Moreira, mostrou-se satisfeito por se terem conseguido alcançar os objectivos. “Foi pena não termos possibilidade de lutar por lugares mais acima”, confessou.

Já as iniciadas foram distinguidas com o prémio fair play. Para a treinadora, Ana Freixo, isso demonstra “o comportamento exemplar e boa disposição” que as meninas tiveram durante os dias em Albufeira. Sobre a performance da equipa, a técnica confessou que estiveram “abaixo dos anos anteriores mas devido a um quadro competitivo que prejudicou pois em seis jogos realizados, três foram contra a AB Viseu e dois contra AB Castelo Branco”.

Nas cadetes, o técnico José Carlos Fonseca revelou-se “satisfeito”. “O objectivo passava por fazer o melhor possível. Para nós foi quase chegar às meias finais do 7º ao 10º”. O treinador está confiante no futuro: “Somos capazes num futuro próximo com mais trabalho e tempo dedicado por parte de clubes, treinadores e associação conseguir chegar a um patamar mais elevado”.

Nos iniciados a Festa não correu de feição. O momento crucial foi o primeiro jogo contra AB Coimbra. “Foi um jogo às 16h, onde a equipa esteve fechada o dia todo a ver jogos e a ansiedade cresceu. Perdemos por nove pontos e ficamos a jeito de apanhar equipas mais fortes”, frisou o treinador José Luís. No segundo dia, a equipa tentou a manutenção mas a equipa estava “afetada psicologicamente.” No último dia, a equipa cumpriu vencendo o último jogo e conseguindo o 11º lugar.

Discurso direto da Festa

Francisco Danho
Foi divertida. Conhecemos pessoas novas e fizemos aquilo que mais gostamos, evoluindo bastante.

Lilia
Foi divertido e gostei da surpresa. (fez anos e foi brindada com um bolo de aniversário juntamente com Carolina)

Rafael Brandão e Bruna Veloso
Não fomos à discoteca.

Tiago Alves
Fixe, competitivo e difícil. Não conhecíamos o nível. Eu pensava que era alto mas afinal sou baixo. Foi uma boa experiência.

Carolina
Foi seca termos jogado três vezes com Viseu.

Raquel Martins
Portimão foi melhor.

Marcos
Bastante divertida e o bolo estava muito bom. Foi uma experiência muito boa num ambiente agradável.

André
Tivemos competição, ao contrário do campeonato

João Arezes
Estávamos muito nervosos no jogo contra Coimbra.

Ruben Costa
Observamos outras qualidades que Viana do Castelo altura, qualidade técnicas. É bom saber que noutros sítios se jogam outros estilos de basquetebol. Serviu para aprender para melhorar em Viana.

Érica Gomes (oficial de mesa. Apitou final sub 14 feminino)
Muito bom. Aprendemos pormenores que às vezes não temos tempo para ver. As interacções levam a uma arbitragem mais completa.

Verónica Fonte (juíza)
Transportes mal organizados e pavilhões muito dispersos. Ambiente muito bom mas não dá para comparar com Portimão.

João Correia (juiz)
Gostei. Aprendi bastante. Há sempre coisas a melhorar. É o primeiro ano em Albufeira, serva para melhorar.

José Correia
Gostei muito. Pena ter perdido um clinic por causa dos transportes.

José Domingos Ribeiro












Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.